Plebiscito “O Sul é o meu país”: Bento terá 15 urnas para votação neste sábado
O Plebisul, plebiscito que visa consultar a população dos três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), sobre a possibilidade de se criar um novo Estado, independente do Brasil, terá votação neste sábado, dia 1º, das 8h às 20h. Em Bento Gonçalves, serão 15 urnas.
Como a consulta é informal, para votar não é necessário apresentar nenhum tipo de documento, apenas responder sim ou não à pergunta “Você quer que o Paraná, Santa catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”. Podem votar pessoas maiores de 16 anos, desde que eleitoras de um dos três Estados envolvidos na pesquisa. A meta mínima de votantes definida em Assembleia Geral do movimento será de um milhão de eleitores, ou aproximadamente 5% dos eleitores dos três Estados. Ao todo, serão 4 mil urnas e mais de 20 mil voluntários diretos no processo.
Validade legal
Diante das leis brasileiras o Plebisul não possui nenhuma validade legal. Diante das leis internacionais, no entanto, os organizadores dizem ter guarida em diversos pactos e resoluções das Nações Unidas (assinadas e, portanto, aceitas pelo Brasil), visto que a opinião está sendo expressa de forma democrática. A organização também argumenta que não há problemas legais em se divulgar o processo, em função de que se trata de uma pesquisa e não há nada na Constituição Brasileira que proíba a livre expressão do pensamento e opinião.
Locais de votação
Praça Achyles Mincarone (Igreja São Bento)
Praça Ismar Scussel (Fundação Casa das Artes)
L'América Shopping (bairro São Bento)
Shopping Bento (Centro)
Igreja Cristo Rei (Cidade Alta)
Desco Super e Atacado (Cidade Alta)
Maxxi Compra (Borgo)
Mercado Grepar (av. Osvaldo Aranha)
Fruteira São Roque (São Roque)
Mercado Trevisan (Licorsul)
Posto Serra Gaúcha (Fenavinho)
Condomínio Don Inácio (Aparecida)
Posto Sandrin (Santa Marta)
Mercado Lugama (Santa Helena)
Condomínio Videiras (São Roque)
Relação disponibilizada no site http://www.sulista.org.