Plínio Mejolaro retorna à presidência do Sindilojas Bento
Disputa inédita em 50 anos mobilizou associados do Sindilojas Regional Bento Gonçalves

O Sindilojas de Bento Gonçalves elegeu Plínio Mejolaro para a presidência após votação realizada na quarta-feira (04). Ele venceu Ezequiel Marini por 45 votos a 27. Ao todo, 72 associados participaram do pleito, que marcou a primeira disputa de chapas em meio século de história da entidade.
Eleição
Na condução da Comissão Eleitoral, o atual presidente Daniel Amadio afirmou que o processo priorizou o cumprimento integral das regras, já que, em 50 anos de história do Sindilojas, nunca havia ocorrido disputa entre chapas.
“O Estatuto teve que ser levado à regra total”, explicou Amadio. O resultado foi oficializado imediatamente após a apuração. “A ata, na hora, já foi confeccionada e assinada pelos participantes e aceita por todos como justa. A maioria venceu e finalizamos o processo de forma tranquila e harmônica.”
Equilíbrio institucional
Amadio destacou que manteve neutralidade durante todo o processo. “Acho que fiz a minha parte e acredito ter conduzido de forma totalmente isenta, pois eu não podia pender nem para o lado nem para o outro”, afirmou.
Ele reforçou que o cuidado foi necessário para preservar a instituição: “Quando há uma disputa, os ânimos podem se acirrar e isso não seria bom para a entidade. Buscamos o equilíbrio para que não houvesse suspeitas”.
A disputa
A chapa 2, de Marini, sob o lema “Mais do que mudar nomes!”, chegou a convocar uma entrevista coletiva no final de janeiro, no Dall’Onder Grande Hotel. O objetivo seria expor as propostas do grupo, que manteve apoiadores ativos nas redes sociais durante a campanha.
Já a chapa 1, liderada por Plínio, apostou na trajetória de uma das figuras mais experientes do comércio local. Como resultado do pleito, a maioria dos associados optou pela experiência de quem participou da fundação do Sindilojas Bento.
Bagagem
Plínio Mejolaro já foi presidente do Sindilojas entre 2004 e 2007. Ele é diretor da Mejolaro & Cia e possui um histórico de liderança na cidade, tendo sido fundador da CDL e do próprio Sindilojas. Ele também acumula passagens pelo CIC-BG e foi um dos idealizadores da ExpoBento.
Transição
O mandato de Daniel Amadio na presidência encerra oficialmente em 31 de março. Mejolaro assume o comando da entidade a partir de 1º de abril, seguindo as normas previstas no Estatuto.