Polícia Civil de Bento comanda a megaoperação Mampituba II em 3 estados
A megaoperação Mampituba II, coordenada pela Polícia Civil de Bento, mobilizou 438 agentes e cumpriu 114 mandados em três estados

A 1ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves, por meio da Seção de Investigação e sob a coordenação da delegada Raquel Machado Peixoto, deflagrou na quinta-feira, 14 de agosto de 2025, a megaoperação Mampituba II (anteriormente, presidiram o Inquérito Policial os delegados Fernando Cruz Alexandre e Ederson Bilhan). A ação mobilizou 438 policiais civis (246 da PC/RS, 8 da CORE PC/RS, 144 da PC/SC e 40 da PC/SP) que cumpriram 114 mandados de busca e apreensão.
Segundo a Polícia Civil, os alvos da operação são investigados por tráfico de drogas, associação ao tráfico, porte ilegal de armas e munições, além de lavagem e ocultação de bens e valores. Ao todo, 46 pessoas estão sob investigação, mas a Justiça indeferiu os pedidos de prisão preventiva e temporária.
A investigação revelou que, em apenas seis meses, 12 indivíduos movimentaram R$ 7,8 milhões, principalmente com o comércio ilícito de cocaína, skunk, maconha, ecstasy e outras drogas sintéticas.
Para driblar a fiscalização, os criminosos utilizavam operadores financeiros, “mulas” com veículos próprios e até mulheres conhecidas como “atletas”, que transportavam malas cheias de drogas em ônibus e aplicativos de transporte.

Além disso, a polícia identificou esconderijos de entorpecentes em diversas cidades do RS e SC e desvendou um esquema interestadual de distribuição, que atendia RS, SC, PR, SP, DF, RJ e PE.
Também são analisados indícios da aquisição de bens móveis, imóveis e ativos virtuais para ocultar os recursos do tráfico.
Na primeira fase da investigação, em março de 2024, a Operação Mampituba I cumpriu 30 mandados no RS e SC, revelando um laboratório de ecstasy em Palhoça/SC. Na ocasião, cinco pessoas foram presas, e a polícia apreendeu:
- Veículos, dinheiro, balanças, celulares, documentos e máquina de fabricação de comprimidos;
- 450 g de skunk;
- 4.904 comprimidos de ecstasy;
- 48 kg de drogas sintéticas e insumos;
- 2,7 kg de cocaína.
Na segunda fase, em 14 de agosto de 2025, a polícia prendeu oito investigados em flagrante e apreendeu:
- 23 celulares, quatro notebooks, um automóvel e um computador;
- R$ 16.266 em dinheiro;
- 5 balanças de precisão;
- 63 cartuchos de munição de diversos calibres;
- 3 armas de fogo;
- 1 g de crack, 81,7 g de skunk, 261 g de haxixe, 881 g de maconha e 1,7 kg de cocaína.
A Polícia Civil continua as investigações para aprofundar as ligações financeiras e a estrutura do grupo criminoso.
📲 Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (54) 98417-8487.