Polícia Civil desencadeia “Dia D” da operação de combate à violência contra idosos

Nesta quinta-feira, 18/11, a Polícia Civil do RS deflagrou a Operação Vetus II. A ação vem se desenvolvendo desde o dia 15 de outubro, com foco no combate à violência contra idosos. A operação faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

Em Porto Alegre, foram cumpridos mandados de busca e apreensão além de verificação de denúncias em instituições de longa permanência, com a participação de 45 policiais e 21 viaturas. A ação foi acompanhada pela Vigilância Sanitária e pela Fundação de Assistência Social do Município de Porto Alegre. Em diversos locais foram encontrados medicamentos e alimentos vencidos que estavam sendo servidos aos idosos residentes.

No RS, a operação resultou na prisão de 4 pessoas, na apuração de 499 denúncias, sendo 1875 vítimas atendidas em 235 municípios abrangidos.

Desde o dia 15 de outubro, diversas ações preventivas e repressivas foram realizadas em todo o Estado. Neste período, os profissionais de segurança pública apuram denúncias do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de canais locais. O trabalho contou com a realização de diversas diligências policiais, tais como a instauração e conclusão de inquéritos, visitas a abrigos e residências de vítimas todas com foco na proteção, prevenção e combate à violência contra a população.

A Operação Vetus II faz parte de uma ação de abrangência nacional, coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

A violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.

Denúncias

As denúncias feitas por meio do Disque 100 e do (canal local) são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.