• Tacchini Sistema de Saúde
  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Polícia Civil elucida caso de extorsão contra empresários e comerciantes de Bento

  • Vinícola Garibaldi

Cerca de 60 ocorrências policiais foram registradas pelas vítimas do grupo criminoso que atuou entre janeiro e abril deste ano

Foto: Suellen Krieger

O delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia (1ªDP) de Bento Gonçalves, Renato Nobre Bias, realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, 01°/09, para falar sobre o resultado de uma investigação envolvendo extorsões realizadas no município entre os meses de janeiro e abril de 2023.

Conforme o delegado, o grupo, composto por dez criminosos, escolhia vítimas que aparentavam poder aquisitivo elevado, depois, entravam contato solicitando dinheiro, normalmente R$ 10 mil, mediante ameaças.

De acordo com Bias, os criminosos enviavam vídeos mostrando a casa ou carro das vítimas e, posteriormente, a arma dos suspeitos, para gerar medo das vítimas escolhidas.

Três integrantes do grupo estão presos na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (Apanhador), outras três eram esposas dos presos, além de outros quatro homens – dois deles foram vítimas de homicídio no mês de abril; estas investigações são paralelas ao caso de extorsão e seguem ativas.

Os presidiários eram responsáveis por entrar em contato com as vítimas para realizar as ameaças. As mulheres recebiam e distribuíam os valores, enquanto os outros integrantes descobriam informações das vítimas por meio das placas de seus veículos e gravavam os vídeos ameaçadores.

Durante o desenvolvimento da investigação, diversas medidas cautelares foram expedidas, cujo comprimento contou com a participação de inúmeros policias da região, conforme dados estatísticos a seguir:

– Foram 13 linhas telefônicas interceptadas; diversos relatórios de investigação confeccionados; 16 oitivas; representação judiciais de interceptação telefônica, quebra de sigilo bancária e busca e apreensão; 759 páginas de Inquérito Policial, além de 60 ocorrências policiais registradas por vítimas.

Conforme Bias, a investigação terminou com 8 pessoas indiciadas, sendo que três indivíduos já estão presos.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também