Polícia Civil realiza seminário em Bento Gonçalves

A atividade já está consolidada dentro do calendário de ações desenvolvidas pela instituição, que neste ano comemora 182 anos de criação no dia 3 de dezembro

Foto: Polícia Civil/Divulgação

O XII Seminário da Polícia Civil, que se realiza nos dias 16 e 17 de novembro, em Bento Gonçalves, representa uma atividade já consolidada dentro do calendário de ações desenvolvidas pela instituição, que neste ano comemora seus 182 anos no dia 3 de dezembro.

O evento, cuja primeira edição ocorreu em 2012, em Porto Alegre, já foi também realizado nas cidades de Bento Gonçalves, Gramado, Restinga Sêca, Santana do Livramento e Canela. Durante toda a quinta-feira, temas de relevância ao trabalho policial foram abordados em diferentes palestras e exposições.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

O painel “Tecnologias e Produtos Destinados à Investigação Criminal”, mediado pela Delegada Cristiane Pasche, diretora do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos da PCRS, abriu as atividades da manhã, seguido da palestra de Márcio Mancio, especialista em áreas de liderança, motivação e vendas.

  • Vinícola Garibaldi

Em seguida, foi apresentado o painel “Inovação e Gestão Pública: uma Relação Necessária” por Lisiane Lemos, Secretária Extraordinária de Inovação Digital e Apoio às Políticas Públicas do estado do Rio Grande do Sul, e pelo Secretário Municipal de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho. A exposição foi mediada pelo Delegado Antônio Vicente Vargas Nunes, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação Policial da PCRS.

Com o tema “GESeg como Ferramenta de Gestão Estatística do Programa Estruturante RS Seguro”, o painel apresentado pelo Delegado Antônio Carlos Pacheco Padilha, Secretário Executivo do Programa RS Seguro foi mediado pelo Delegado Rodrigo Machado Reis, diretor da Divisão de Planejamento e Coordenação da PCRS.

Durante a tarde, a Desembargadora Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Íris Helena Medeiros Nogueira, apresentou a palestra “O Judiciário, de Pessoas para Pessoas: uma Política Institucional de Respeito à Diversidade”, mediada pelo Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira.

Na sequência, a exposição “Inteligência Artificial e a Atividade Policial: Contornos Normativos e a Perspectiva dos Profissionais da Segurança Pública” foi apresentada pelo Delegado Luiz Fernando Zambrana Ortiz, da Divisão de Tecnologia da Informação da PCRS, e pelo Delegado Rafael Soccol Sobreiro, da Corregedoria-Geral da PCRS. A mediação foi realizada pelo Delegado Emerson Wendt, ex-Chefe de Polícia e Conselheiro do Conselho Superior de Polícia da PCRS.

O sétimo painel do dia, com tema “O Protagonismo da Investigação pela Polícia Judiciária no Combate ao Crime Organizado”, foi apresentado pela Desembargadora Ivana David, do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo, e mediada pelo Delegado Mario Francisco Pereira Vargas de Souza, diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa da PCRS.

Para finalizar o primeiro dia de palestras do XII Seminário da Polícia Civil, o painel “O Tráfico de Drogas e a Infiltração do Crime Organizado e suas Consequências na Gestão Pública” contou com exposição do Delegado Ronaldo Augusto Comar Marão Sayeg, diretor do Denarc da Polícia Civil de São Paulo, e do Delegado Fernando José Goés Santiago, titular da 4ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) do Denarc da PCSP. A mediação foi realizada pelo Delegado Carlos Wendt, diretor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da PCRS.

O evento segue nesta sexta, 17/11.

Abertura do evento

Em seu discurso, o Chefe de Polícia, Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, destacou a importância do Seminário da Polícia Civil para o fortalecimento da instituição, que se reúne não apenas para debater questões afetas à temática do trabalho policial, como também para confraternizar e reafirmar valores, como propõe o tema do Seminário. Ressaltou, ainda, a relevância da integração da Polícia Civil com outras instituições e órgãos do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros.

O Secretário da Segurança Pública do Estado, Sandro Caron salientou o trabalho integrado das instituições vinculadas na redução dos indicadores criminais e na garantia da sensação de segurança aos cidadãos do estado. Destacou a relevância das discussões sobre inteligência, investigação e tecnologia apresentadas no Seminário.

O XII Seminário da Polícia Civil é uma realização da Chefia de Polícia Civil, Divisão de Comunicação Social e Academia de Polícia Civil.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também