Polícia Federal deflagra ação para combater o mercado ilegal de vinhos estrangeiros
Mercadoria estrangeira era transportada da Argentina em pequenas embarcações e descarregada em porto clandestino na margem brasileira do Rio Uruguai

A Polícia Federal deflagra, nesta terça-feira, 23/08, a Operação Descendentes de Vino, para combater a internação irregular de vinhos estrangeiros no país a partir da região de fronteira com a Argentina. Policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Tiradentes do Sul (6) e Três Passos (2), em endereços residenciais, comerciais e rurais apontados como possíveis depósitos de mercadorias.
A operação conta com o apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Receita Federal, Brigada Militar e Polícia Civil.
As investigações iniciaram em maio de 2021 e identificaram mais de 1500 remessas postais da mercadoria pelo grupo. Em uma delas, a Polícia Federal apreendeu 46 caixas de vinho que haviam sido despachadas através da agência dos Correios de Três Passos.
Diligências realizadas identificaram que um grupo criminoso internalizava irregularmente vinhos para o Brasil, trazidos da Argentina em pequenas embarcações que descarregavam a mercadoria em um porto clandestino na margem brasileira do Rio Uruguai, na região de Tiradentes do Sul. Posteriormente, a carga era armazenada em depósitos até ser comercializada através de plataformas de comércio eletrônico e despachada para todo o Brasil por via postal.
O nome da operação faz alusão à continuidade da atividade ilícita mesmo depois da Operação Vino, deflagrada pela Polícia Federal no ano de 2020, no mesmo município.
Participam da operação cerca de 50 policiais e servidores dos órgãos envolvidos na ação.