Polícia Federal gaúcha promove mutirão de doação de sangue com servidores

A ação, segundo a Polícia Federal, reforçou o compromisso da entidade com a vida da população gaúcha

Polícia Federal gaúcha promove mutirão de doação de sangue
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal mobilizou, na segunda-feira, 02/12, cerca de 12 servidores e colaboradores para uma ação solidária, visando conscientizar a população sobre a necessidade de doação de sangue, bem como reforçar o estoque no Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (HEMORGS) que fornece material para mais de 40 hospitais vinculados.

Devido a baixa no número de doadores no período de final de ano, a Superintendência Regional da Polícia Federal reforça o seu compromisso com a sociedade através de ações solidárias, que, a partir de agora, passarão a ser recorrentes no Rio Grande do Sul.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

“A Polícia Federal sensibilizada pela questão do baixo estoque de sangue nessa época, o que é normal que ocorra, está se mobilizando a fim de contribuir com a sociedade, fazendo uma doação solidária para a sociedade Gaúcha e Porto Alegrense em especial, para atender as necessidades que são oriundas da época do ano, onde as pessoas deslocam-se para outros locais, tipo o litoral, e acabam não fazendo doações regulares de sangue. Com base nisso, nós nos sensibilizamos e estamos colaborando com uma doação solidária, tentando angariar o maior número de colegas possível para que se faça uma equalização nos estoques de sangue”, ressaltou o Superintendente Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Aldronei Antônio Pacheco Rodrigues.

  • Vinícola Garibaldi

Para promover a doação de sangue pela população, a sede do Hemorgs, em Porto Alegre, tem realizado coletas aos sábados.

“A abertura nos finais de semana flexibiliza os horários de atendimento para receber doadores que não podem ir aos locais nos dias úteis, um sábado por mês abrimos o Hemorgs, nos outros sábados coletamos no interior”, afirma Aline Gularte, chefe da Divisão de Hemoterapia.

O sangue é um tecido vivo e, visando preservar as características importantes para o receptor, precisa ser utilizado em determinado espaço de tempo. Para plaquetas, por exemplo, o tempo para uso (ou validade) é de cinco dias e para hemácias, 35 dias. Por esse motivo, o Hemocentro necessita de doações periódicas.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses, e mulheres podem doar até três vezes ao ano, com um intervalo mínimo de três meses.

Nesta sexta-feira, 06/12, será feita uma segunda leva de doações no Hemocentro de Porto Alegre.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também