Polícia Federal prende estudante que ameaçou o deputado Nikolas Ferreira
Indivíduo publicou no X que ia matar o deputado Nikolas Ferreira a tiros

A Polícia Federal prendeu, na quinta-feira, 11 de setembro de 2025, um estudante acusado de ameaçar de morte o deputado federal Nikolas Ferreira (PL). A PF informou que a prisão ocorreu no Espírito Santo, mas não revelou a cidade nem a identidade do detido.
Nas redes sociais, porém, o próprio Nikolas Ferreira divulgou o nome do sujeito como sendo o estudante de ciências biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Adauto Gaigher.
Segundo o deputado, mensagens publicadas no perfil de Adauto Gaigher traziam ameaças explícitas, como “Nikolas, eu vou te matar a tiros”. Ele afirma ainda que os ataques se repetem desde 2023. O perfil do estudante foi excluído, mas Nikolas já havia feito prints e divulgado o conteúdo.
Veja a postagem do deputado no X
A esquerda forma assassinos, imorais e sem alma. Estudantes que querem matar ou concordam em matar seus opositores políticos. Já mobilizei todos os instrumentos jurídicos e de segurança contra eles. Se querem guerra, conseguiram. pic.twitter.com/COwN6tMnCA
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) September 11, 2025
Após a representação do parlamentar, agentes da PF prenderam o suspeito e o encaminharam à Delegacia da Polícia Federal em São Mateus (ES), onde prestou depoimento. As investigações seguem para apurar o caso e verificar a eventual participação de terceiros.
O deputado também confirmou ter solicitado reforço em sua segurança pessoal à Polícia Federal, devido às ameaças intensificadas após o assassinato do ativista de direita Charlie Kirk.