Polícia intercepta contrabando de 31 bovinos na fronteira com a Argentina
Uma equipe da Brigada Militar, durante atividade de vigilância na fronteira, flagrou e registrou o descaminho de bovinos da Argentina para a cidade de Porto Mauá, na fronteira com o Rio Grande do Sul. Os animais eram atravessados a nado com o auxílio de uma pequena embarcação. A Brigada solicitou na noite de quinta-feira, 5\11, o apoio da Supervisão Regional de Santa Rosa da Secretaria da Agricultura. Uma equipe se deslocou até a propriedade rural e constatou o flagrante de 31 bovinos contrabandeados da Argentina para o estado. Alguns animais, inclusive, ainda estavam com os botons de rastreamento individual do país vizinho.
Os animais foram imediatamente apreendidos e encaminhados ao abate sanitário na manhã de sexta 6\11, eliminando o risco sanitário ao Estado. O Rio Grande do Sul é um estado livre de febre aftosa sem vacinação. Já a Argentina é livre de febre aftosa com vacinação, por isso, o trânsito de animais não é permitido daquele país para o território gaúcho.
A multa para os proprietários pelo ingresso ilegal no Estado de animal de peculiar interesse, 31 bovinos, foi de 13.100 UPF (Unidade de Padrão Fiscal), o que equivale a cerca de R$ 265 mil reais, além do abate sanitário dos animais. Os proprietários podem recorrer da decisão da multa.
"Ações de combate ao contrabando de animais como essa são de fundamental importância para a manutenção da sanidade agropecuária do Estado. Foi uma atividade exemplar de parceria da Brigada Militar e o Departamento de Defesa Agropecuária", ressalta Francisco Lopes, coordenador do Programa Sentinela da Seapdr.