Policiais da BM aprendem língua estrangeira

Dentro da programação de atividades preparatórias para atender à demanda de turistas durante a Copa do Mundo, os servidores da Brigada Militar de Bento Gonçalves estão participando de cursos de idiomas oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Copa. Os brigadianos podem optar por aprender inglês ou espanhol. As aulas são ministradas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), duas vezes por semana, com duração total de 160 horas.

No momento, quatro turmas compostas por mais de 40 policiais estão em andamento. Outro grupo precisou interromper as atividades após a saída dos novos servidores que haviam sido formados no último concurso público da Brigada Militar. As aulas iniciaram no mês de fevereiro e seguem até setembro. “Estamos tendo uma boa preparação para recepcionar os estrangeiros que vierem a Bento durante a Copa, mesmo sem a definição da real participação da cidade”, destaca o tenente Clóvis Couto Lavarda, do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º Bpat). O governo pretende qualificar mais de 10 mil pessoas nas áreas de segurança, serviço e turismo para atender aos turistas durante o mundial. 

Mesmo que o município não seja um Centro de Treinamento de Seleções (CTS), a expectativa é de receber uma grande quantidade de turistas em função da proximidade com a capital e por ser um dos principais destinos turísticos do Estado. Os servidores ainda poderão reforçar o policiamento em outras cidades gaúchas, caso seja necessário. 

Qualificação

Durante os meses de agosto, setembro e outubro do ano passado, cerca de 100 servidores da região realizaram curso preparatório de policiamento específico para atuarem na Copa do Mundo. Foram abordados temas como condução de presos, relações humanas, abordagem policial, isolamento de local de crime, policiamento em praças esportivas e mediação de conflitos. O projeto integra a rede de ações que a secretaria estadual de Segurança Pública (SSP) e o governo do Estado estão desenvolvendo para a preparação das cidades com potencial turístico e nas possíveis subsedes do evento.

Kits de armas não letais

Entre as propostas para reforçar a segurança nos locais de jogos, o governo do Estado adquiriu 210 kits com armas não letais. Cada um é composto por sprays de pimenta com chip de rastreabilidade, granadas de gás lacrimogêneo (de efeito moral e de luz e som), balas de borracha e cartuchos de lançamento de dardos energizados e de emissão de gases. Do total, 175 conjuntos são de menor alcance, sendo 160 para a Brigada Militar, 5 para a Polícia Civil e 10 para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), além de outros 35 de longo alcance. 

Ao todo serão investidos no Rio Grande do Sul mais de R$ 90 milhões em recursos destinados para obras, qualificação profissional, melhoramento e compra de equipamentos nas áreas de energia, segurança pública e turismo. 

Ainda serão contratados, através de Concurso Público, 2.000 soldados para policiamento ostensivo. A previsão é de que metade deles esteja nas ruas a partir de abril de 2014.

Série “A copa é nossa”

Esta é a terceira reportagem da série “A Copa é Nossa”, publicada pelo SERRANOSSA. Nas edições anteriores, você conferiu como a indicação de Bento Gonçalves a Centro de Treinamento de Seleções (CTS) trouxe benefícios para o município e os preparativos de setores de hotelaria, alimentação e transporte para atender à demanda de turistas.

Reportagem: Katiane Cardoso


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.