Policiamento Comunitário é ampliado em Bento

Foram implantados na manhã desta segunda-feira, dia 16, dois novos núcleos de Policiamento Comunitário em Bento Gonçalves. Foram beneficiadas as comunidades de Santo Antão/Santa Helena e Barracão/Caminhos de Pedra. Além da entrega das viaturas, que serão destinadas aos novos núcleos, o ato também marcou o aniversário de oito anos de implantação do 3° Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3° Bpat) no município.

No total, o programa de Policiamento Comunitário já implantou oito núcleos da Brigada Militar e um da Polícia Civil. Os núcleos da Brigada Militar (BM) têm três policiais cada, com atuação em 22 bairros de Bento. Já o núcleo da Civil é composto por oito policiais que não estão fixos a um núcleo. Eles realizam ações educativas junto à comunidade.

A solenidade, realizada em frente ao batalhão da BM, contou com a presença de autoridades da segurança pública do município e do Estado. O comandante do 3° Bpat, major José Paulo Marinho, deu as boas vindas aos convidados e durante pronunciamento falou sobre a história de parcerias entre a Brigada e o município de Bento Gonçalves.

Um encontro com os moradores dos novos núcleos será realizado ainda nesta segunda. Às 19h, os policiais que atuarão serão apresentados para comunidade no salão comunitário do bairro Barracão. Logo após, às 20h, outro encontro ocorre na sede da Associação dos Moradores do Bairro Santo Antão com o mesmo objetivo.

O Policiamento Comunitário foi construído a partir de experiências executadas em Bento Gonçalves em 1999 e adotado em outros locais no Estado. Considerando o novo modelo, Bento é município do Estado que conta com o maior número de núcleos e de policiais.

A ampliação do Policiamento Comunitário deve continuar no município. O próximo objetivo será a instalação de núcleos nas comunidades de São Valentim/Tuiuty e Vale dos Vinhedos. A intenção é que os novos núcleos possam ser implantados ainda em 2014.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.