Ponte de Cotiporã liberada
Parte da estrutura da Ponte de Cotiporã foi levada pelas águas do Rio das Antas durante as enchentes de maio
A Ponte de Cotiporã, que conecta Cotiporã a Bento Gonçalves, está liberada para o trânsito desde as 16h desta terça-feira, 24 de dezembro. A estrutura sofreu danos significativos em 15 de maio, quando parte da ponte foi arrastada pelas águas do Rio das Antas durante as enchentes.
Apesar da liberação, alguns serviços ainda precisam ser finalizados no local. A inauguração oficial está programada para o próximo sábado, 28 de dezembro, às 9h.
A nova estrutura da Ponte de Cotiporã é mista, com metal e concreto, possui 5,5 metros de largura por 135 metros de comprimento e suporta até 45 toneladas. O custo total da obra é estimado em R$ 5,5 milhões, com recursos da Defesa Civil Nacional, das prefeituras de Bento Gonçalves e Cotiporã, além de doações arrecadadas por meio de uma campanha que teve como centro de referência a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Veranópolis (ACIV).
A reconstrução da Ponte de Cotiporã foi coordenada pela JB Engenharia, sob a liderança do engenheiro Jeferson Dal Bello, idealizador do projeto Pontes do Sul, com o apoio da engenheira Gabriela Roncato. O projeto também conta com a participação da empresa Alsus Infra.