Ponte de Cotiporã: parceria público-privada deve construir ponte após estrutura ser destruída
Reunião emergencial foi realizada na sede de operação da prefeitura de Bento Gonçalves, no distrito de Faria Lemos
Foi realizada, na base de operações em Faria Lemos, na quinta-feira, 16/05, uma reunião emergencial para tratar sobre a reconstrução da ponte entre Bento Gonçalves e Cotiporã. O objetivo é realizar uma parceria público-privada para recuperar o acesso.
Mais 42 metros da estrutura foram levados pela força da água na quarta-feira, 15/05. Pela verificação inicial dos técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), a base foi levada, mas os pilares de sustentação permaneceram.
Estiveram presentes o prefeito Diogo Siqueira (PSDB), o deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas), secretário de Governo, Márcio Possamai, diretora do IPURB, Melissa Bertoletti, presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari, presidente da Ascom, Alan Scomazzon, da AEARV, Sicred e representantes de entidades. além do comandante do 6º BCOM, Ricardo Sales, e do Corpo de Bombeiros, Capitão Gustavo Kist. De forma online, participaram os prefeitos de Cotiporã, Ivelton Zardo (Progressistas), e de Veranópolis, Waldemar De Carli (MDB).
Durante o encontro foram tratadas alternativas para construção da ponte e apresentado o anteprojeto com estrutura metálica. A obra será efetuada com uma parceria público-privada, com financiamento comunitário. Após a definição do modelo construtivo e orçamento, será iniciada a captação do recurso.
“Importante refazer a ERS-431, pois o acesso na BR-470 para Veranópolis foi muito afetado e a região precisa dessa alternativa secundária. A força-tarefa para reconstruir a ponte de forma conjunta com o poder público e entidades irá possibilitar que, o mais rápido possível, tenhamos novamente essa rota do desenvolvimento”, disse o prefeito de Bento.