Ponte dos arcos passará por recuperação

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) realizará intervenções na ponte Ernesto Dornelles, na divisa entre os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis. De acordo com o órgão estadual, está sendo realizado um levantamento de todas as pontes antigas no Estado e, em específico, na “ponte dos arcos” onde foram detectadas algumas patologias. Uma nova avaliação foi realizada nesta quinta-feira, dia 15, quando foram coletados materiais para análise.

Segundo o coordenador da 2ª Superintendência do Daer, com sede em Bento Gonçalves, Adalmiro da Silva Neto, os técnicos estão em fase de levantamento das condições estruturais da ponte. “A princípio, ela apresenta um problema nas cabeceiras, principalmente, motivado por batidas com caminhões na parte de concreto, na entrada da ponte, e alguns problemas de ferrugens na armadura. Também deverá receber reforço na estrutura, mas tudo isso vai ser definido após conclusão dos estudos”, aponta.

Neto afirma que a existência destas patologias não significa, necessariamente, que a ponte deverá ser interditada. “A gente está fazendo uma ação preventiva para que, no futuro, esses problemas não se agravem ainda mais”, explica. Quanto a prazos, o superintendente diz que somente com o projeto de reestruturação finalizado é que se poderá divulgar um cronograma de trabalho.

O Daer informou que, até o momento, não há restrições com relações a caminhões de cargas sobre a ponte. Essa proibição está ainda em discussão e decisões só serão tomadas após análise dos levantamentos feitos pelos técnicos do departamento. Neto salienta que, se eventualmente houver qualquer tipo de proibição de circulação, será apenas para o período das obras.

Caminhões pesados

Na última semana o Daer encaminhou documento ao 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (3º BRBM) solicitando reforço da fiscalização, na RSC-470, quanto à proibição de circulação de caminhões, bitrens e rodotrens com carga acima de 57 toneladas. “Esses veículos são caminhões de combinação de cargas, e pelas normas do Departamento Nacional Trânsito (Denatran), veículos que carregam mais de 57 toneladas precisam de uma Autorização Especial de Trânsito para a livre circulação. Se o caminhoneiro for fazer esse documento dentro do Estado, ele terá que solicitar ao Daer e, nesse momento, será informado que na RSC-470 não é possível rodar com essa pesagem”, ressalta Neto. Mesmo assim, Neto afirma ainda que os próprios técnicos do Daer flagraram caminhões acima do peso permitido para a rodovia circulando na RSC-470.

Os caminhões tipo “cegonha” – que transportam veículos novos – também só podem circular pela rodovia com uma Autorização Especial de Trânsito, devido ao tamanho. “Esse tipo de veículo recebem a liberação, mas não em função da carga, e sim, devido às dimensões. Até porque a ponte, com entrada em curva, e também pelos arcos, impede a passagem de veículos com tamanhos maiores, mesmo que a carga não ultrapasse as 57 toneladas de limite da rodovia”, finaliza o superintendente. 

Reportagem: Jonathan Zanotto

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