Por melhorias na educação estadual de Bento

Desde março deste ano, as escolas da rede estadual de ensino de Bento Gonçalves participam de um projeto inovador chamado “Família e Educação: valores para a vida”. A proposta foi elaborada pelo juiz Rudolf Carlos Reitz, titular da 2ª Vara Criminal e do Juizado da Infância e Juventude, em parceria com a Associação Educare. A escolha das escolas estaduais para dar início ao programa foi feita após diagnóstico apontando que os problemas enfrentados por essas instituições eram mais graves que os observados na rede municipal. As palestras-show que englobam o tema são conduzidas pelo músico, palestrante e sociólogo Giovanni Mattiello. Até julho serão realizados mais de 70 encontros, tanto com alunos quanto com pais, em 22 educandários do município.

O interesse do Poder Judiciário em promover atividades na área de educação aconteceu após uma pesquisa realizada pelo juiz com todas as escolas da rede estadual. Entre os resultados negativos estava a falta de envolvimento da família na vida escolar dos alunos. “Dentro do contexto maior, estamos preocupados também com a educação. Após os questionários enviados, percebe-se que existem algumas necessidades e que poderíamos auxiliar. Somente através da educação é que poderemos mudar a situação atual em que vivemos”, ressalta Reitz. As atividades são custeadas pelo Juizado Especial Criminal (Jecrim).

O projeto abrangerá mais de 6.800 pessoas, entre pais e alunos. Nos encontros com os estudantes são abordados temas como liberdade, discernimento, responsabilidade, drogas, namoro, família, valores humanos, relacionamentos, comportamento e atitudes. Já na conversa com os pais, o foco é a aproximação deles com professores e a escola, objetivando melhorar a qualidade do ensino.

Em seu site, o sociólogo destaca a importância dos temas de suas palestras. “É preciso remar na contramão dessa sociedade de consumo e de desvalorização do ser humano. Investir nosso tempo na prevenção, despertando principalmente nos jovens um pensamento crítico que possa lhes auferir uma liberdade consciente, que lhes permita viver dignamente, reconhecendo seus direitos e deveres diante da sociedade”, aconselha. Ele ainda acrescenta que “é preciso resgatar valores, a presença da família, o papel do jovem no mundo, incentivar uma liderança positiva, estimular a criatividade, despertar no seu íntimo o desejo e a motivação de melhorar as suas atitudes como ser humano. Mais do que falar sobre repreensão às atitudes, precisamos mostrar outro jeito de ser. Cultivar outros valores, apontar novos caminhos, viver uma liberdade plena e redescobrir uma nossa vida”, ressalta. As palestras acontecem nos três turnos escolares para estudantes e no período da noite, para os pais.

A pesquisa

Entre os apontamentos dos questionários encaminhados às escolas estaduais de Bento Gonçalves, o juiz Rudolf Carlos Reitz destaca a falta de ginásios esportivos cobertos. “É muito importante o esporte na vida dos alunos, para o convívio social. Com a prática é possível aprender sobre disciplina e regras, sem contar nos benefícios proporcionados à saúde”, argumenta. O magistrado ainda salienta que as empresas poderiam auxiliar na construção dos espaços, através da Lei de Incentivo ao Esporte, doando ou descontando no ICMS.

A preocupação com a insegurança no entorno das escolas foi outro dado que chamou a atenção. Para minimizar os problemas, o magistrado conta que conversou com a Brigada Militar e constatou que faltava uma viatura para realizar as patrulhas. Com o auxílio financeiro do Jecrim, um veículo foi adquirido especificamente para essa finalidade. A verba veio de prestações pecuniárias em processos criminais. Apesar de já adquirido, o veículo ainda não está circulando, pois ainda falta a instalação do giroflex. O equipamento foi comprado pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e deverá estar instalado em pelo menos dez dias.

A intenção do magistrado é criar, ainda, um Comitê local de Mobilização Social pela Educação e realizar uma Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação na cidade. O evento deverá ser aberto à participação de gestores da Educação e lideranças sociais de municípios da região e ocorrer no segundo semestre de 2013.

Reportagem: Katiane Cardoso


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.