Por um trânsito menos violento

Os altos indíces de acidentabilidade e morte nas estradas não só no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil, levaram o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a focar a campanha da Semana Nacional de Trânsito deste ano no excesso de velocidade. Em Bento Gonçalves, as atividades alusivas ao período iniciaram na última terça-feira, dia 18, e seguem até o próximo dia 30. Palestras, distribuição de folders e uma missa temática buscam conscientizar a população sobre os perigos do trânsito.

Com o lema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito 2011/2020: não exceda a velocidade, preserve a vida”, o evento terá foco mais agressivo nesse ano em relação aos anos anteriores. O principal objetivo é conscientizar as pessoas que o cumprimento das regras de trânsito pode salvar uma ou mais vidas. Para tanto, policiais do 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (3º BRBM) realizarão diversas palestras nas próximas semanas voltadas a colaboradores de empresas e a alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de diversas escolas da cidade. “Queremos uma mudança de comportamento, a longo prazo, com os alunos do Ensino Fundamental, e com os futuros condutores a curto prazo”, explica o capitão do 3º BRBM, Rovani Costa.

Ele destaca que o excesso de velocidade muitas vezes está aliado à embriaguez ao volante. “Com o passar do tempo, as questões referentes à Lei Seca caíram no descaso. Ainda se faz necessária uma mudança de comportamento. A população tem que ter consciência sobre o problema de dirigir após ingerir bebida alcólica. E também cuidar em ter uma alimentação balanceada, evitando assim que, após se alimentar, possa sofrer alguma reação natural do próprio corpo, enquanto dirige”, enfatiza. 

Feriadão

A celebração da Semana do Trânsito no Rio Grande do Sul acontece durante o feriado que comemora o início da Revolução Farroupilha, por isso o capitão reforça o pedido de atenção nas estradas. “É indicado que seja feita uma revisão no veículo antes da viagem e que, acima de tudo, não haja pressa para chegar ao destino. A responsabilidade pela segurança no trânsito não é somente do condutor. É necessário que todos os ocupantes estejam comprometidos com a preservação de suas vidas, usando os equipamentos de proteção, como o cinto de segurança”, argumenta. Ele ainda enfatiza que os motoristas devem redobrar os cuidados em trechos onde as estradas estejam em más condições de conservação. 

Palestra CFC

O Sindicato dos Centros de Habilitação de Condutores Auto e Moto Escolas do Estado do Rio Grande do Sul, em conjunto com os Centros de Formação de Condutores de Bento Gonçalves (CFCs) promove palestras alusivas ao trânsito nos dias 24 e 25 de setembro, no Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles e em uma empresa da cidade. No dia 29 acontecem simultaneamente 200 blitzes educativas em todo o Rio Grande do Sul, em parceria com diversos órgãos municipais, estaduais e federais. A mobilização contará com participação de 274 CFCs e mais de 4.000 profissionais, tendo como meta abordar mais de 30 mil veículos. O objetivo é chamar a atenção dos condutores e passageiros sobre a importância do uso correto dos equipamentos de segurança, bem como da adoção de um comportamento seguro no trânsito.

Rotarys

Os Rotarys Planalto, Bento Gonçalves, São Francisco, Mulheres da Serra, Casa da Amizade e Rotaract realizarão blitze de conscientização nas principais vias da cidade, na manhã do próximo dia 29 (sábado). O encerramento da Semana Nacional de Trânsito acontece no dia 30 (domingo), quando será celebrada uma missa na Igreja Santo Antônio, a partir das 10h.

Palestras BRBM

O Batalhão Rodoviário realiza durante todo ano palestra em escolas e empresas. O agendamento deve ser feito através do e-mail 3brbm-p3@brigadamilitar.rs.gov.br ou pelos telefones 3453 3030 ou 3453 3390.

Palestras e atividades lúdicas

O Sest Senat lançou, durante a Semana Nacional de Trânsito, o projeto “Sinal verde para a educação no trânsito”. O público-alvo será formado por crianças com idade entre três e sete anos e alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da cidade. Através de oficinas lúdicas e práticas, os alunos aprenderão sobre educação ao volante, estimulação de valores e comportamentos humanos, segurança viária, respeito mútuo, cidadania plena, meio ambiente e obediência às leis de trânsito, entre outros temas. O projeto tem como objetivo principal tornar os pequenos multiplicadores de um trânsito mais seguro. As oficinas acontecerão até o dia 25 de setembro, de segunda a sexta-feira, e nos meses de outubro (às segundas-feiras), novembro (às terças) e a partir de fevereiro de 2013 (às terças), mediante agendamento prévio. Escolas interessadas podem entrar em contato com o Sest Senat através do telefone 3055 0400 ou pelos e-mails claudiafavareto@sestsenat.org.br ou grazielepicolli@sestsenat.org.br.


Reportagem: Katiane Cardoso

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também