Por uma boa relação entre pedestres e motoristas

O compartilhamento das responsabilidades na relação entre motoristas e pedestres é o objetivo principal da programação da Semana Nacional do Trânsito em Bento Gonçalves, que iniciou na quinta-feira, dia 18, e segue até o próximo dia 25. Com o tema “Cidade para as pessoas, proteção e prioridade ao pedestre”, a ação está sendo desenvolvida pelas secretarias de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Turismo, Meio Ambiente e Educação.

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Moro, o passo inicial é lembrar que todos são pedestres. “Queremos discutir a relação que existe entre o condutor e o pedestre. A ideia é reforçar que somos as duas coisas. Em alguns momentos somos motoristas, em outros, pedestres”, lembra. “Temos que manter esse relacionamento bem alinhavado para não existir o conflito. Da mesma forma que o condutor deve primar pela segurança do pedestre, o pedestre também pode oferecer atitudes que beneficiem os motoristas. Se você está atravessando uma via, é preciso observar o movimento e perceber se, naquele momento, não é de bom senso deixar o veículo passar antes”, completa. 

Moro entende que a formação educacional direcionada ao trânsito é fundamental para melhorar esse respeito mútuo. “Nós estamos formando, nessa Semana do Trânsito, 100 professores da rede de ensino para serem multiplicadores do conhecimento na área e levarem para dentro de cada escola, nas turmas de 4ª e 5ª série, esses ensinamentos, para que os futuros condutores e pedestres tenham responsabilidade social e de cidadania. Sabemos que para ter uma sociedade melhor no futuro nós temos que investir muito em educação e isso depende de nós, gestores”, enfatiza.

Para a técnica de enfermagem Silvana Silva, 40 anos, é preciso melhorar muito a relação entre pedestre e motorista. “Ainda percebo muito desrespeito por parte dos motoristas nas regras de trânsito. Estacionar em local proibido também dificulta para os pedestres”, destaca. Na visão do agricultor Edemo Torresam, 52 anos, a abordagem coletiva sempre deve prevalecer. “O respeito está aumentando, mas tem que melhorar mais. Assim como o motorista, o pedestre também precisa ver o trânsito, ter respeito e em alguns casos até dar a preferência ao motorista. Pensar no coletivo é importante”, conclui. 

Desatenção

Moro aponta ainda outra questão que influencia diretamente no convívio diário no trânsito. “Outro ponto importante é a desatenção no trânsito, principalmente causada pelo uso das tecnologias. O celular é um grande vilão. Isso me preocupa muito, vejo todos os dias jovens passando na faixa de segurança sem sequer olhar para os lados, e isso é muito arriscado. A vida é nosso maior bem e, para mantê-la, temos que ter o mínimo de atenção”, alerta o secretário.


Programação

Dia 23 de setembro

Sinaleira Humana
Local: esquina da Júlio de Castilhos com a Marechal Deodoro
Horário: 13h30
Realização: IFRS – Campus Bento
Apoio: DMT

Dia 24 de setembro

Capacitação de professores para serem multiplicadores de “Educação para o trânsito” nas Escolas Municipais (Ensinos Fundamental e Médio)
Local: auditório da SMED
Horário: 14h
Realização: secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana em parceria com secretaria de Educação

Dia 25 de setembro

Caminhada pela Vida no Trânsito com o tema: “Cidade para as pessoas – Proteção e prioridade ao pedestre”
Local e horário: concentração às 9h30 e saída às 10h da Estação Férrea. Chegada em frente à prefeitura
Realização: DMT

Dia 25 de setembro

Blitz e abordagem de veículos com ações educativas
Local: em frente ao Corpo de Bombeiros
Horário: das 14h às 15h
Realização: DMT e Bombeiros

Reportagem: Jonathan Zanotto


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.