Por unanimidade, Dilma é eleita como nova presidente do banco do Brics

A posse deve ocorrer na próxima quarta-feira, 29/03, quando a comitiva do presidente Lula estará na China

Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi eleita oficialmente, por unanimidade, nesta sexta-feira, 24/03, como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco do Brics. Dilma foi indicada ao cargo pelo governo Lula.

A instituição é gerida pelos cinco países que formam o bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O mandado brasileiro vai até julho de 2025.

Dilma assume o comando do NBD em Xangai. A posse deve ocorrer na próxima quarta-feira, 29/03, quando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará na China.

O antecessor de Dilma no cargo era o também brasileiro Marcos Troyjo. Ele é diplomata e foi indicado à presidência do banco do Brics, em 2020, por Jair Bolsonaro.

Nota oficial do NBD

“Em 24 de março de 2023, o Conselho de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) elegeu por unanimidade H.E. Sra. Dilma Vana Rousseff como Presidente do Banco, com vigência imediata, em total conformidade com o Contrato Social do Novo Banco de Desenvolvimento e os procedimentos de eleição do Presidente”, diz nota oficial do NDB.