Portela troca a Serra Gaúcha pela Bahia

Um misto de surpresa e decepção tomou conta dos municípios da Serra Gaúcha com o anúncio de que a região não seria mais o tema enredo da Portela no Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro em 2012. A divulgação foi feita via telefone aos secretários municipais das cidades de Bento Gonçalves, Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul. A diretoria da azul e branco de Madureira decidiu homenagear a Bahia no carnaval do ano que vem. O principal motivo da decisão teria sido a forma de captação de recursos, que não foi aceita pela diretoria portelense.

De acordo com o presidente da Portela, Nilo Figueiredo, o grande impasse aconteceu devido a falta de mobilização das cidades que seriam homenageadas. Ele destaca que apenas Bento Gonçalves demonstrou interesse em ver o enredo da Serra Gaúcha na Sapuicaí, porém acabou havendo uma falha de comunicação entre a escola e os municípios. “Eles queriam que a Portela assinasse um contrato com a empresa de captação de recursos. Nós não fizemos esse tipo de coisa. A responsabilidade tinha que ser das prefeituras e não nossa”, destaca o presidente.

Figueiredo revela que no mês de abril, quando esteve visitando a cidade de Gramado, deixou claro que precisava de uma posição sobre a captação de recursos, porém não teve nenhuma sinalização dos prefeitos após esse encontro. O presidente da azul e branco de Madureira afirma que levou a situação até o limite máximo. Se a diretoria não batesse o martelo sobrea mudança do enredo, os prazos para definição do samba enredo e as posteriores gravações ficariam muito apertados. “Esperamos pela Serra Gaúcha durante três meses. Temos prazos a cumprir e não tínhamos como atrasar mais o carnaval da escola. Infelizmente perdemos uma grande oportunidade de mostrar a beleza desta região do Rio Grande do Sul”, lamenta.

Após muita espera e indefinição, a Portela decidiu que o enredo para 2012 será a respeito das festas da Bahia. O título escolhido foi: “E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual…”, retratando a energia, alegria e espiritualidade do povo baiano. O tema é de autoria do carnavalesco Paulo Menezes e do cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo. “Infelizmente perdemos a Serra Gaúcha por detalhes alheios a nossa vontade. Faltou um pouco de preparo, mas não interesse. Quem sabe mais a frente possamos concretizar este sonho”, resume o presidente.

Leia a matéria completa na edição desta sexta-feira do SerraNossa

Marcelo Maciel

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br