Pós-graduação stricto sensu na UCS

A Universidade de Caxias do Sul mantém programas institucionais de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), autorizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que reafirmam o compromisso permanente da UCS com a formação avançada de recursos humanos e consolidam sua missão institucional. Atualmente, a universidade conta com 14 cursos de mestrado e 4 de doutorado. Para o segundo semestre deste ano – as inscrições para o processo seletivo já estão abertas – iniciam turmas para cinco mestrados e para um doutorado. São eles:

Biotecnologia e Gestão Vitivinícola
O Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola iniciou suas atividades em 2011 e está também vinculado ao Programa de Pós-graduação em Biotecnologia. O curso busca fomentar a sinergia entre a investigação, o ensino, a produção e a indústria, visando à formação de profissionais altamente qualificados na área de vitivinicultura, de modo a atender à demanda nacional e internacional das empresas do setor e assim contribuir para a qualificação e fortalecimento da vitivinicultura nacional. Sua área de concentração é em Vitivinicultura e Gestão e já foram defendidas nove dissertações.

Biotecnologia
O Mestrado em Biotecnologia conta com duas áreas de concentração: Biotecnologia Aplicada à Agroindústria e Biotecnologia Aplicada à Saúde e ao Meio Ambiente. O Programa foi implantado em 1993 com o curso de mestrado como decorrência das pesquisas realizadas no Instituto de Biotecnologia da UCS e atualmente conta também com o Doutorado. O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia já titulou 161 mestres e 27 doutores.

Engenharia e Ciência dos Materiais
O Mestrado e o Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais oferecem uma formação de nível internacional aliada a um foco nas vocações da indústria nacional e a uma preocupação pelo impacto ambiental e a sustentabilidade. A formação obtida no programa de pós-graduação permite que o mestre ou doutor supere com segurança os desafios presentes em atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento, inovação, controle de qualidade e, até mesmo, produção, sempre agregando valor a produtos e serviços. São 87 mestres formados até março deste ano e destes, 30% atuam em grandes empresas da região e 40% fizeram ou fazem doutorado.

História
O Mestrado Profissional em História, implantado em 2012, objetiva a preparação de recursos humanos de alto nível, através de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, para atuar em áreas ligadas ao patrimônio histórico, serviços de pesquisa e documentação, organização de informações históricas, consultorias e pareceres históricos. O curso volta-se também para as áreas da educação patrimonial e da capacitação docente para o ensino de História, com especial atenção à produção de material didático, sobre o uso das novas linguagens e sobre a cultura digital e utilização de fontes diversas para a pesquisa no ensino de História. O Programa tem como área de concentração Ensino de História: Fontes e Linguagens.

Engenharia e Ciências Ambientais
O Mestrado Profissional em Engenharia e Ciências Ambientais, implantado em 2012, visa à qualificação de recursos humanos para o exercício da prática profissional transformadora utilizando procedimentos ambientalmente corretos, visando atender a demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho na área ambiental. O mestrado tem a área de concentração em Gestão e Tecnologia Ambiental.

Informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas pelo site www.ucs.br, no link Ensino.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.