“Posso dizer com tranquilidade que Bento Gonçalves é uma cidade segura”, afirma secretário de Segurança

Em entrevista ao Jornal SERRANOSSA, o secretário de Segurança de Bento Gonçalves, Paulo César de Carvalho, detalhou principais investimentos que estão sendo feitos na área para garantir a segurança pública do município

Foto: Suellen Krieger

Tenente-coronel da Brigada Militar, atualmente na reserva após somar 35 anos de experiência no órgão, Paulo César de Carvalho foi convidado pelo prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, para atuar como secretário de Segurança do município em fevereiro de 2020, portanto, está há três anos chefiando a pasta pública.

Como bom conhecedor das dificuldades enfrentadas por quem trabalha com segurança pública, Carvalho percebeu no novo desafio profissional uma oportunidade para melhorar as demandas enfrentadas pelas forças de segurança.

“Com toda uma bagagem de conhecimento e experiência com segurança pública e aquelas dificuldades que eu já tinha na Brigada Militar, eu vi que era o momento de tentar resolver essas dificuldades na secretaria de Segurança”, afirma.

Videomonitoramento e cercamento eletrônico  

Carvalho relata que ao assumir a pasta foi realizado um planejamento estratégico direcionado para a segurança pública de Bento Gonçalves. Na ocasião, ele decidiu focar o trabalho e os investimentos em dois projetos, principalmente.

O primeiro projeto que ganhou força de trabalho envolveu o videomonitoramento do município, já que de acordo com Carvalho, muitas câmeras apresentavam problemas de manutenção, nem todas estavam funcionando adequadamente.

“Foi o primeiro projeto que a gente apresentou para o prefeito Diogo e para o [vice-prefeito] Amarildo, o do videomonitoramento, porque penso que segurança pública tem que ter o olhar voltado para a tecnologia. Então, a gente reformulou todo videomonitoramento da cidade”, conta.

Inicialmente a cidade contava com 65 câmeras espalhadas estrategicamente por todo município. Para sanar o problema das que não estavam funcionando corretamente, a prefeitura optou por contratar uma empresa especializada em manutenção preventiva e restaurativa de câmeras. Foi realizado um pregão, onde uma empresa de Garibaldi venceu.

Além disso, as dez câmeras mais antigas, que mais apresentavam problemas, foram substituídas por novas. “Principalmente na área central tem câmeras novas, com tecnologias novas, com imagens em 4k, então o operador consegue puxar uma placa [de veículo] de até 350 metros, só operando a câmera”, destaca.

As câmeras antigas, que foram substituídas, não vão ser descartadas. Segundo Carvalho, em breve, elas devem ser instaladas nas praças municipais da cidade. O planejamento para que isso ocorra já está ocorrendo.

Além das dez câmeras novas já mencionadas, a prefeitura também investiu em dez câmeras fixas que já foram instaladas e em mais dez câmeras de leituras de placas de veículos.

“Passamos de 65 para 95 câmeras e agora já temos cerca de 105, porque nesse planejamento estratégico, a gente observou que as câmeras de 360 graus, como são câmeras que ficam se movimentando, às vezes a Polícia Civil precisava de uma imagem para um inquérito policial, mas a câmera estava virada para o outro lado, então a gente observou que precisávamos também de mais câmeras fixas”, detalha.

Mais efetivo para a GCM

O segundo foco da secretaria de Segurança foi aumentar e qualificar o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Bento Gonçalves. Até o ano passado, o efetivo era composto por 14 pessoas.

“Quando cheguei aqui, a GCM tinha 14 guardas, não tinha como realmente fazer um trabalho [com este efetivo]. Além disso, eles vieram de uma pandemia, então não tinham muita experiência no aspecto de policiamento”, pontua.

De acordo com Carvalho, no período da pandemia de COVID-19, um decreto impedia a realização do chamamento de novos profissionais. Portanto, assim que essa determinação acabou, imediatamente foram chamados novos guardas.

“Para formar um guarda municipal tem que ser através de uma instituição policial ou de uma escola de formação, que não era nosso caso. A gente optou por fazer um convênio com a Brigada Militar que iniciou em agosto [do ano passado] a preparação de novos guardas, que se formaram em novembro”, conta.

Com 26 novos profissionais formados, Bento Gonçalves soma 40 guardas atuando na cidade. “Não adianta termos um cercamento eletrônico que funciona, um videomonitoramento que funciona e não termos uma pronta resposta, então a gente pensou nisso. Saímos de 14 guardas para mais 26 e está dando um resultado muito positivo”, ressalta.

Qualificação do efetivo

Carvalho destaca que a prefeitura investiu também na preparação dos guardas, possibilitando que eles tivessem aulas técnicas com a Brigada Militar. Além disso, eles também tiveram aulas com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com a Polícia Civil.

Também foi muito trabalhada a parte do policiamento comunitário, para reforçar a integração entre a guarda e a comunidade de Bento Gonçalves.

“A gente forçou bastante o aspecto do policiamento comunitário e isso realmente acontece hoje, o pessoal para a viatura, conversa com os comerciantes, com os empresários, com as pessoas na rua. A gente focou muito nisso”, diz.

Mais equipamentos

A Guarda Civil Municipal também foi totalmente equipada com fardamento, coletes balísticos, além da troca do armamento, passando de armas 380 para calibre 9 milímetros. Os profissionais também utilizam pistolas do tipo TS9, ou seja, o mesmo armamento utilizado pela Brigada Militar. Todos possuem porte de arma pela Polícia Federal.

Carvalho também conta que houve um investimento em motos do tipo CB 500 cilindradas, devido ao relevo de Bento Gonçalves, que tem muitas subidas e descidas. Para a utilização das viaturas e motos foi realizado um pregão pela secretaria de Administração, através de aluguel.

“Então, as viaturas e motos que são utilizadas, são alugadas. A empresa que ganhou a licitação dá toda manutenção: troca de pneu, de óleo, realiza o conserto de algo que estraga. Além disso, caso aconteça algo mais grave, eles têm um prazo para substituir o veículo”, explica.

Ainda de acordo com Carvalho, a secretaria de Administração realizou um trabalho para verificar se haveria economia de recursos optando pelo aluguel de veículos.

“Nossas viaturas andam em torno de 200 a 300 quilômetros por dia, é muita movimentação, então, o custo de manutenção era alto para manter e o aluguel está dando muito certo para nós”, salienta.

Segurança nas escolas

Após um homem invadir a creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, Santa Catarina, e matar quatro crianças, no dia 5 de abril, uma insegurança invadiu o ambiente escolar de todas as escolas do país.

Para reforçar a segurança no ambiente escolar de Bento Gonçalves, a prefeitura, em parceria com órgãos de segurança, tomou diversas medidas.

“Assim que a gente tomou conhecimento a gente já sentou com o prefeito Diogo e ele disse pra gente focar nas escolas. Desde o dia do fato já tivemos 115 escolas visitadas, entre municipais, estaduais e particulares, lembrando que algumas escolas foram visitadas mais vezes, aquelas que estão mais tranquilas a guarda fez uma visita só, mas tem escolas que foram visitadas até seis vezes”, conta.

Carvalho também menciona que foi acelerado o processo de instalação de câmeras de monitoramento nas escolas. Leia mais sobre isso na página 5.

“Já tivemos três reuniões com o prefeito e com as forças de segurança. A primeira ocorreu com as direções das escolas municipais, outra as diretoras das escolas estaduais e particulares e a última foi com alguns pais, uma reunião longa, onde os pais indagaram o trabalho que está sendo desenvolvido e a gente explanou o que está sendo feito”, relata.

Por fim, o secretário salienta que as forças de segurança estão unidas e dando uma atenção especial e direcionada para as escolas da cidade.

Homicídios

Embora Bento Gonçalves já tenha registrado 14 homicídios consumados nos primeiros quatro meses do ano, Carvalho afirma que a Brigada Militar e a Polícia Civil estão dando uma boa resposta para a comunidade.

“Tanto que a Polícia Civil realizou uma prisão ontem [segunda-feira], então está tendo uma resposta muito rápida”.

A prisão mencionada por Carvalho trata-se da prisão de um homem, supostamente envolvido em um homicídio ocorrido no último sábado, 15/04, no bairro Maria Goretti, quando Alex Júnior Iung, de 25 anos, natural de Lajeado, foi morto com um tiro na cabeça, na rua Pedro Rosa, aos fundos da Vila do Sapo.

“Tem essa situação dos homicídios, mas penso que as forças de segurança estão dando uma resposta muito rápida e positiva para a nossa comunidade, posso dizer com tranquilidade que Bento é uma cidade segura”, afirma.