Prazo para alistamento militar encerra nesta terça

Encerra nesta terça-feira, dia 30, o período de alistamento militar obrigatório de 2015 e cerca de 900 jovens bento-gonçalvenses devem ser inscritos até a data, segundo a Junta de Serviço Militar. A apresentação obrigatória é um marco na vida de todo homem brasileiro ao chegar aos 18 anos de idade, já que pode representar grandes mudanças para quem acaba ingressando na carreira. 

O recrutamento compreende as etapas de alistamento, seleção (marcada para agosto, na qual aspectos físicos, culturais, psicológicos e morais são analisados), distribuição e a incorporação, que geralmente ocorre por volta de fevereiro do ano seguinte. O comandante do 6º Batalhão de Comunicações (6º BCom), tenente-coronel Alexander Ferreira, considera positiva a adesão dos jovens do município. Dos cerca de 300 selecionados em 2014, 170 foram incorporados no início deste ano. “Há muitos jovens com a vocação, que se identificam com a carreira militar. Além desses, que têm esse sonho de infância, há os que são influenciados pelos pais”, destaca o comandante.

O soldado Cassiano Zappe, de 18 anos de idade, cresceu ouvindo as histórias que os tios contavam sobre o Exército e passou a se interessar pela área. Incorporado no início deste ano, emocionou-se muito na formatura e visa permanecer no serviço militar depois do período obrigatório. “A imagem que se tem da rotina é muito voltada à guerra, mas atualmente é como outro trabalho”, avalia o jovem de Carlos Barbosa. 

A rotina inclui serviço de guarda ao quartel, treinamento físico militar e expedição a campos. “É uma grande mudança de hábitos para alguns, já que requer condicionamento físico e disciplina. Muitos não se identificam com o estilo sério”, afirma o comandante. Além disso, o fator financeiro é outro aspecto que pode distanciar os jovens do Exército. “Eles podem buscar por salários maiores lá fora”, acrescenta o tenente-coronel. 

Já o fato de o batalhão de Bento Gonçalves ser de Comunicações é um atrativo para muitos, segundo Ferreira. Considerada uma arma técnica dentro do Exército, a comunicação envolve diversos tipos de tecnologia, o que desperta curiosidade. “Um batalhão de infantaria é mais operacional, não corresponde tanto ao perfil dos adolescentes de hoje”, compara. 

Aprendizado

Foi justamente o conhecimento em tecnologia que influenciou o cabo Pedro Anhaia a permanecer servindo. “Resolvi ficar pela oportunidade de aprender, adquiri muita experiência na minha área de atuação aqui dentro, o que poderia ter sido um pouco mais difícil em uma empresa”, analisa. Aos 22 anos, ele estuda de Sistemas de Informação, área em que pretende seguir atuando, e tenta aliar as aulas ao serviço militar. 

Tanto a rotina no quartel quanto o trabalho técnico são apontados como os principais pontos positivos adquiridos na experiência no Exército, por quem sonhava ou não em entrar nesse mundo. “Os conhecimentos ainda envolvem habilidades como cozinha e mecânica, e conhecemos pessoas de diferentes partes do Brasil. Diria para quem está entrando aproveitar a oportunidade para aprender”, recomenda o cabo. 

Tire suas dúvidas

– Devem se alistar todos os jovens do sexo masculino nascidos no Brasil em 1997, ou seja, que completam 18 anos em 2015; 

– O alistamento deve ser feito na Junta de Serviço Militar até a próxima terça-feira, dia 30. Em Bento Gonçalves, o órgão está localizado no edifício Adelina Ruga, rua Marechal Floriano, 121, sala 6, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h;

– Para a inscrição, os jovens devem apresentar certidão de nascimento ou equivalente (identidade, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e duas fotos 3×4 recentes. Caso o convocado tenha filhos, é preciso também apresentar a certidão de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência devem entregar atestado médico;

– Quem não se alista deve pagar multa de R$ 1,38 e estará em débito com o Serviço Militar, o que impede: obtenção ou renovação de passaporte, ingresso em empresas e instituições, matrícula em estabelecimentos de ensino, obtenção de carteira profissional, inscrição em concurso público, entre outras restrições;

– Mais informações podem ser encontradas no site www.brasil.gov.br. A Junta Militar atende pelo telefone (54) 3454 2375.

Reportagem: Priscila Pilletti


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também