Prefeito de Bagé critica classificação em Bandeira Preta e diz que irá recorrer

O prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB), anunciou que irá recorrer da classificação da região em bandeira preta (risco altíssimo) no mapa preliminar do governo do Estado, divulgado na sexta-feira (11/12). Ele afirma que os números da cidade não refletem essa classificação, destacando que Bagé registrou 48 óbitos enquanto Pelotas já soma 463 vítimas da Covid-19 – 41 na última semana. As duas cidades fazem parte da mesma macrorregião.

A justificativa para a classificação em bandeira preta, segundo o prefeito, estaria nos critérios de análise do Gabinete de Crise e não na situação real da contaminação na região. Dos 11 itens usados para determinação das bandeiras, cinco estão ligados à macrorregião.  

Lara argumenta que no momento a cidade tem três dos cinco leitos de UTI para pacientes com coronavírus ocupados e metade dos 30 leitos clínicos preenchidos.  “Colocar Bagé como um caos, como alguns estão fazendo, interessa a quem? À crise? Interessa a quem? A pessoas que querem ver o quanto pior melhor para o município? Não vão conseguir, porque eu não vou deixar fechar Bagé”, disse. Ele afirmou que o município está preparado para atender a população. “Faria o fechamento lockdown de Bagé se nós não tivéssemos tratamento para os bajeenses, se nos faltasse tratamento”, destacou. “Pelotas arrastou Bagé para a Bandeira Preta”, finalizou em transmissão pela internet.


A prefeitura de Pelotas também confirmou que irá apresentar recurso à classificação de bandeira preta. As justificativas seriam  o decreto municipal que já está em vigor e proíbe o funcionamento de serviços não essenciais e a abertura de dez novos leitos no hospital Santa Casa de Pelotas na próxima semana.  A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) também declarou que irá avaliar se mantém as restrições impostas após a confirmação da bandeira na próxima terça-feira (15/12).

A Macrorregião Sul é composta por 28 municípios de duas regiões R 21- Pelotas (Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu)  e R 22 – Bagé (Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul).