Prefeito de Bento destaca principais investimentos na área da saúde e educação

  • Serra Summit

“A gente fez uma reorganização total”, disse o prefeito, ao comentar sobre a área da saúde da cidade

Foto: Júlia Milani

O SERRANOSSA recebeu, na manhã de quarta-feira, 02 de agosto, a visita do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, para um bate papo sobre ações gerais que estão sendo realizadas no município.

O prefeito salientou que as duas principais prioridades da gestão é focar em melhorias na educação e na saúde. Segundo Siqueira, das 48 escolas municipais de Bento Gonçalves, 22 delas estão passando por reformas e/ou ampliações, visando gerar, em médio prazo, aumento da oferta de vagas para os alunos.

A área da saúde também está passando por uma reorganização, visando, principalmente, reduzir o tempo de espera dos pacientes que procuram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do bairro Botafogo ou as unidades básicas de saúde.

“Estávamos tendo filas muito grandes na UPA, com pacientes tendo que esperar de 4h às 5h ocasionalmente, só que isso não pode acontecer. Então, a gente fez uma reorganização total”, explica.

Conforme Siqueira, nas 25 unidades de saúde foram reduzidos os números de consultas por agendamento, mas, em contrapartida, foi ampliado o atendimento por livre demanda.

“Imaginem 25 unidades descentralizadas, cada uma em um bairro, conseguindo atender a população que chega lá com uma gripe, com febre ou com algo mais simples e conseguindo ser atendido no seu bairro. Isso desafoga a nossa UPA”, afirma.

Outra medida na área da saúde foi a colocação de atendimento pediátrico no Pronto Atendimento da Zona Norte, também visando diminuir o fluxo de atendimentos da UPA 24 horas.

“Os moradores dos bairros Zatt, Ouro Verde, Aparecida, São Roque, São João, enfim, toda região Norte da cidade que tinha que se deslocar até a UPA na Zona Sul, no bairro Botafogo, não precisa mais”.

O prefeito salientou que o atendimento dessa modalidade ocorre das 17h30 às 21h. Atualmente, cerca de vinte crianças estão sendo atendidas por turno.

Na mesma direção, as unidades básicas de saúde dos bairros Santa Helena, Municipal e Vila Nova, estão atendendo à noite, nas segundas-feiras, liberando o fluxo que teria na UPA 24 horas.

Siqueira destaca que o planejamento dessas mudanças ocorreu antes da chegada do inverno, período que tradicionalmente aumenta o número de pacientes precisando de auxílio médico na cidade.

“Em março e abril estávamos tendo 15 mil atendimentos por mês na UPA. Quando a gente fez a mudança, caiu para 10 mil atendimentos. E o legal é que estamos atendendo 7 mil pacientes a mais por mês na Atenção Básica, ou seja, tivemos aumento do número de atendimentos, mas com tranquilidade maior para a população”, salienta.

Praças

Outro ponto abordado foi o investimento que a prefeitura realizou na Praça Vico Barbieri, localizada na região central da cidade.

“A Praça Vico Barbieri era uma praça linda, no Centro, mas que não estava sendo utilizada, as pessoas não iam lá, a gente não via famílias ocupando aquele espaço, um lugar tão central, tão bonito, com árvores, um lugar agradável”, afirma.

O prefeito relembrou que para mudar a realidade da Vico Barbieri, foi realizado um projeto para que o local fosse ocupado, priorizando a colocação de um parque para as crianças e um cachorródromo para os cachorros.

“Foi algo pequeno, mas que transformou aquela praça. Agora ela lota de famílias. A iluminação da praça também está bonita, está bem segura, então, quero ver como vai ser nos finais de semana do verão”, comemora.

Segurança

Siqueira salientou que o município registra alguns números negativos na área da segurança, mas reforçou que todos têm envolvimento com o tráfico de drogas.

Por outro lado, o prefeito reforçou a sensação de segurança que os munícipes têm ao circular pelas ruas da cidade.

Temos uma Brigada Militar que é efetiva, temos uma Guarda Civil Municipal (GCM) que também é efetiva e está crescendo cada vez mais na qualidade, temos o videomonitoramento bem interessante na cidade, temos 120 câmeras, todas de alta resolução”, diz.

Já em relação a violência contra a mulher, Siqueira afirmou que o município conta com o Centro Revivi e com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), que fazem um papel importante.

Além disso, o prefeito reforçou o atendimento ágil que vítimas de violência doméstica recebem ao procurar a UPA 24 horas.

“Qualquer cidadão que chegue lá, que tem uma denúncia de uma agressão, seja contra mulher ou criança, a gente passa na frente de todo mundo, [a vítima] já é deslocada para todo tipo de atendimento, já vai automático, desburocratiza”, comenta.