• Vinícola Garibaldi

Prefeito Diogo se reúne com subprefeitos para tratar de ações durante a safra

  • Vinícola Garibaldi

Além do prefeito, estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e os subprefeitos dos distritos de Tuiuty, São Pedro, Faria Lemos e Vale dos Vinhedos

Foto: Prefeitura Bento/Divulgação

Visando alinhar as ações referentes ao período da safra, nesta terça-feira, 03/12, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), esteve reunido com o secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Volnei Christófoli, e os subprefeitos dos distritos de Tuiuty, São Pedro, Faria Lemos e Vale dos Vinhedos.

O verão de 2023 promete ser fértil para as safras do pêssego e da uva. Em novembro iniciou-se a colheita do pêssego, em São Pedro, encerrando nas próximas semanas.

O município é um dos grandes produtores da fruta, tendo mais de 120 hectares de pêssego, com uma estimativa de 19 toneladas por hectare, dando uma produção de 2,3 milhões de quilos ao ano e sendo vendido para diversas regiões do Estado e país. Somente em São Pedro são, pelo menos, 38 produtores produzindo pêssego.

Para auxiliar os produtores, as equipes da prefeitura e da subprefeitura intensificaram o trabalho para deixar as estradas em dia para o melhor escoamento da safra.

O agricultor Roberto Zanezi, produz pêssego numa propriedade de 8 hectares, em São Pedro, e está otimista quanto a colheita deste ano. “Nós pretendemos colher um pouco mais de 100 toneladas da fruta. Agora estamos encerrando esse processo de colheita, iniciado ainda em novembro. E então vamos comercializar aqui no município e também para outras regiões do país”, afirmou.

Volnei Christófoli comentou sobre a produção deste ano. “A safra do pêssego está em andamento, e estamos realizando manutenções diárias em nossas estradas, sendo que já foram patroladas 80% das estradas da localidade de São Pedro e que são importantes para os agricultores que produzem a fruta e que trafegam diariamente pela localidade, fazendo, muitas vezes, diversas viagens ao dia”.

Segundo o prefeito Diogo Siqueira, o trabalho no interior continuará até o fim da safra. “O trabalho realizado diariamente pelas equipes nos distritos é muito importante para podermos chegar neste período de safra com mais tranquilidade e conseguindo manter as estradas em condições para o escoamento da produção. Essa reunião com os subprefeitos é de planejamento para tomarmos ações em conjunto e verificar as necessidades de cada local”, concluiu.

Em paralelo, seguem as obras de pavimentação asfáltica nas comunidades da Imaculada Conceição e Linha 47. Estiveram presentes na reunião o secretário-adjunto Antônio Somensi, coordenador dos distritos, José Bertuol, do Vale dos Vinhedos Mauro Villa, de Faria Lemos Luis Carlos DeMari, de São Pedro Leonildo Cavalet e de Tuiutuy Tiago Coser.