Prefeito Guilherme Pasin abre ciclo de palestras do CIC-BG

Na última segunda-feira, dia 18, o prefeito Guilherme Pasin abriu a agenda de trabalhos de 2019 do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG). Em sua fala destacou "Resultados, desafios e investimentos" do Município.
O presidente do CIC-BG, Elton Paulo Gialdi, iniciou o evento convocando empresários e representantes do Poder Público e de entidades a doarem-se um pouco mais às causas da comunidade. "Sejamos generosos, empresários e representantes de entidades e do Poder Público. Vamos nos aliar por Bento Gonçalves e por nossa região, vamos fazer mais", disse.

Os temas abordados pelo prefeito estiveram divididos em quatro indicadores: empreendedorismo, aumento no número de visitantes, geração de emprego e atração de investimentos. 

A Lei de Incentivo ao desenvolvimento Econômico, que oferece isenção de taxas e tributos a empresas que pretendem se instalar ou ampliar suas atividades foi um dos destaques da fala de Pasin. Ele apresentou dados que mostram que somente em 2018 foi registrada a abertura de 1.659 novos empreendimentos e captados mais de R$ 450 milhões em investimentos. "Promovemos a revitalização de importantes áreas do município, com a efetiva conclusão de obras de pavimentação de ruas, melhoria no sistema de drenagem e outros serviços na infraestrutura urbana", destacou Pasin.
Segundo ele, essa atração de investimentos também influenciou na geração de emprego e renda, já que em 2018 a taxa de desemprego teve saldo positivo, atingindo a marca de 2,44%. Outra medida apresentada nessa área foram os programas sociais da prefeitura, com um saldo de mil pessoas encaminhadas ao mercado de trabalho no ano passado. "A confiança do empreendedor está crescente, e a confiança do cidadão em dias melhores também", afirmou o prefeito. 
Na área de segurança pública, o prefeito garantiu entre as prioridades do governo está a conclusão do novo presídio, que terá 450 vagas. Além disso, ele ressaltou que a Guarda Civil Municipal já iniciou sua formação, inicialmente 20 agentes serão treinados para operar junto às forças de segurança. Outro ponto positivo, segundo ele, é o Centro integrado de videomonitoramento, que já é referência no Estado.

Sobre os investimentos previstos para 2019, o prefeito afirmou que com o programa Desenvolve Bento serão investidos R$ 46 milhões, por meio de recursos próprios, emendas parlamentares e financiamentos, em 100 obras. Entre elas, o trevo do acesso norte, pavimentação da rua Joana Guindani Tonello, importante via de ligação com o distrito industrial. Ele também garantiu a continuidade das obras do Complexo Hospitalar junto à UPA, que já conta com o espaço o Centro de Especialidades Odontológicas, Laboratório de Patologia e Analises Clínicas e o Bloco Cirúrgico fase 1 e 2, que está em andamento.

Como desafios, Pasin destacou o aumento de receita, sem aumentar tributos, conclusão do Complexo Hospitalar para ampliar o atendimento em saúde, centro administrativo e a questão previdenciária. "A união de todos fará com que nossa capacidade se expanda, impulsionando canais de interação e a solução de problemas. Continuem contando sempre comigo para busca de alternativas e na interlocução com outras esferas de poder. Faço parte daqueles que não temem trabalho e nem as mais espinhosas missões", concluiu.

Parcerias
De acordo com o prefeito, Bento Gonçalves tornou-se modelo nacional para parcerias Público-Privadas. Para este ano 44 parcerias, outorgas e concessões estão previstas, com investimentos ultrapassam meio bilhão de reais. Em janeiro, foi aberta a proposta de manifestação de interesse para PPP em iluminação pública, a fim de trocar os 14 mil pontos de luz por lâmpadas mais eficientes e de instalar 100 câmeras de vídeo-monitoramento. Outra em andamento é a construção da usina de geração de energia a partir de resíduos sólido urbano.        
 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também