• Vinícola Garibaldi

Prefeito se reúne com secretários para tratar de ações pós-enchente

  • Vinícola Garibaldi

Segundo levantamento da secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, 575 pessoas sofreram impactos humanos, sociais e econômicos decorrentes da enchente

Foto: Prefeitura Bento

Nesta quinta-feira, 14/09, a prefeitura de Bento Gonçalves realizou reunião para tratar sobre ações pós-enchente. O objetivo do encontro foi fazer um levantamento do trabalho já realizado, ações em andamento e formas de auxílio as famílias. 

Estiveram presentes o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), sub-procurador Gustavo Schramm, de Governo Márcio Possamai, de Obras Carlos Quadros, de Mobilidade Urbana Henrique Nuncio, de Finanças Elisiane Schenatto, de Agricultura Volnei Christófoli, de segurança tenente-coronel Paulo César de Carvalho, adjunto de Esportes e Desenvolvimento Social Wagner Dalla Valle, adjunto do Meio Ambiente Valcir Schel, Diretora do IPURB Melissa Bertoletti Gauer e o subprefeito Volnei Christófoli. 

As equipes seguem com o cadastramento das pessoas atingidas para, posteriormente, poder encaminhar aos programas de auxílio. Com esse cadastro, será possível verificar o recebimento dos recursos federais e estaduais, conforme os critérios estabelecidos para destinação. Em um novo levantamento realizado pela secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, 575 pessoas sofreram impactos humanos, sociais e econômicos decorrentes da enchente. 

Do total de pessoas atingidas com suas residências, 156 foram alojadas em casas de familiares ou conhecidos e sete alojadas, provisoriamente, em espaço providenciado pelo município junto ao Ginásio da Comunidade e, posteriormente, alocaram-se nas residências de familiares ou conhecidos.

A prefeitura também está buscando recursos para a reconstrução da área atingida com horas máquina para o auxílio na limpeza, construção da cabeceira da ponte de acesso a Cotiporã, danificada pela chuva, e reconstrução das residências. “Estamos levantando todas as informações e buscando recursos para podermos mitigar os danos causados pelo desastre, amparar as vítimas e reconstruir a região”, destaca Siqueira.  Equipes ainda seguem no distrito auxiliando no recolhimento de galhos e entulhos.