Prefeitos da Serra e Ufrgs se reúnem nesta sexta

Liderados pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), prefeitos da Serra Gaúcha voltam a discutir, na tarde desta sexta-feira, dia 7, a instalação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) na região. O encontro, que terá a participação do vice-reitor da instituição de ensino, Rui Vicente Oppermann, ocorre em Nova Roma do Sul, a partir das 14h.

Presidente da Amesne e prefeito de Santa Tereza, Diogo Segabinazzi Siqueira ressalta que o objetivo central da reunião é a retomada do assunto que não foi tão trabalhado em 2012, principalmente por ter sido um ano eleitoral. Mesmo assim, ele acredita que será difícil escolher até o final deste ano a cidade que receberá o campus. “A opção da Amesne será técnica. Temos que pensar em uma logística adequada, que possa beneficiar a maioria”, explica.

Para Siqueira, as mobilizações municipais criadas em torno das audiências públicas realizadas em 2011 desviaram um pouco o foco para a definição da implantação do campus da universidade na região. “Queremos a Ufrgs na Serra, e eles estão dispostos a vir, mas não queremos ficar leiloando. Bento, por exemplo, deu um passo à frente desnecessariamente, que complicou um pouco o processo”, afirma, referindo-se à campanha “Vem, Ufrgs, vem”, lançada em 2011 pela então administração municipal.

Naquele ano, três audiências discutiram o assunto. O relatório da Amesne, elaborado após a série de debates, indicou os cursos de Medicina, Agronomia, Engenharias, Administração e Direito como os que possuem maior demanda na região. A falta de consenso entre as prefeituras, contudo, forçou a instituição a centralizar a escolha do local. 

Até o fechamento desta edição, a assessoria da prefeitura de Bento havia confirmado a presença do prefeito Guilherme Pasin na reunião. Na última quarta-feira, dia 5, Pasin – que é primeiro secretário da Amesne – recebeu em seu gabinete membros da Comissão Especial Pró-Universidade Pública Federal da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O grupo, presidido pelo vereador Rafael Bueno (PcdoB), já visitou outras prefeituras da região. A reunião foi acompanhada pela secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, pelo procurador-geral do município, Sidgrei Spassini, e pelos vereadores Enio de Paris (PP) e Neilene Lunelli (PT).

Reportagem: Jorge Bronzato Jr.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também