Prefeitura atende em turno único em janeiro
Várias repartições da administração municipal estão funcionando em turno único desde o início deste mês. A medida, que deve vigorar até o dia 31 de janeiro, conforme decreto assinado pelo prefeito Guilherme Pasin, visa à redução de custos. O horário de atendimento é das 8h às 14h.
As secretarias municipais de Administração e de Finanças avaliam que cerca de R$ 200 mil devem ser economizados nas contas públicas ao longo do período, com menor consumo de energia elétrica, materiais de expediente, telefone e transporte. “Além disso, a demanda cai bastante nesta época do ano, já que muitos moradores estão de férias, fora da cidade”, acrescenta o secretário de Administração, Ivan Toniazzi.
No último verão, o turno único foi aplicado de novembro de 2014 a fevereiro de 2015, com a meta de reduzir, aproximadamente, R$ 800 mil em despesas.
Em horário normal
Seguem funcionando em horário normal os setores ligados à secretaria municipal de Saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), Centro Materno Infantil, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS 2), Comunidade Terapêutica, farmácias, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, laboratório, Serviço de Atendimento Especial e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA), fisioterapia, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), Espaço do Idoso e raio-X.
O turno único também não se aplica às escolas municipais, Centros de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceacris), Departamento de Trânsito (DMT) e Centros de Atendimento ao Turista (CAT), assim como aos serviços ligados à coleta de lixo, de limpeza e terceirizados.
Câmara de Vereadores segue em recesso neste mês
A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves segue em recesso parlamentar até o dia 1º de fevereiro, quando deve ocorrer a primeira sessão ordinária de 2016. No entanto, ao longo do mês de janeiro, os parlamentares podem ser convocados para reuniões extraordinárias, caso a Comissão Representativa da Casa, composta pela Mesa Diretora e pelos líderes de bancada, entenda necessário.
Ainda em virtude do recesso e conforme o que determina o Decreto Legislativo nº 42/2015, as sedes administrativa e principal do Poder Legislativo municipal funcionarão em turno único, sempre das 8h às 14h30, sem fechar ao meio-dia. A medida visa a conter despesas administrativas e de custeio. Em fevereiro, a Câmara voltará ao seu expediente de trabalho normal, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
(Foto: Priscila Pilletti)