Prefeitura de Balneário Camboriú monitora aparecimento de tubarões na praia
Após o início das obras de alargamento da faixa de areia na praia de Balneário Camboriú, no norte catarinense, a prefeitura do local passou a monitorar o aparecimento de tubarões e outros animais na orla da Praia Central. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, uma mudança na flora e fauna da região já era esperada e segue sendo monitorada pelas autoridades.
Na última semana, surfistas relataram o avistamento de um tubarão na praia. O animal, com cerca de um metro de comprimento, fugiu após esbarrar e sondar com o focinho o grupo de surfistas. No dia 16 de setembro, um tubarão com cerca de dois metros de comprimento já havia sido visto na praia, próximo ao local das obras.
De acordo com a secretária, desde o mês de agosto, quando a draga começou a coletar a areia do fundo do mar, animais como tartarugas, pinguins e cetáceos haviam sido avistados. “Revolvendo o fundo da enseada, você amplia a quantidade de oferta de alimentos. Aumenta os peixes, aumenta os predadores”. Ela destaca, no entanto, que a situação está dentro da normalidade, já que as espécies são comuns na região.