• Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi
  • Tacchini Sistema de Saúde

Prefeitura de Bento anuncia ações de reforço na segurança das escolas municipais

  • Vinícola Garibaldi

Encontro e medidas foram motivadas pelo caso da chacina em Blumenau (SC), onde quatro crianças, com idades entre 4 e 7 anos, foram mortas em uma escola infantil

Fotos: Rodrigo De Marco

Com o objetivo de reforçar a segurança na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Bento Gonçalves anunciou uma série de ações para oferecer ainda mais tranquilidade para alunos, professores e familiares. As medidas foram anunciadas pelo prefeito Diogo Siqueira (PSDB) em um encontro com as diretoras das escolas municipais, secretários, vereadores, representantes da Brigada Militar (BM) e Polícia Civil.

“Com essas medidas, nós buscamos tranquilizar a comunidade escolar. Além disso, queremos oferecer total conforto e segurança para que os nossos alunos tenham a educação que precisam e merecem”, afirma Siqueira.

Uma das ações destacada pelo prefeito é o reforço na ronda escolar com a presença diária da Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Brigada Militar e Polícia Civil nas escolas. Também será ampliado o número de vigilantes na portaria das instituições. “Estaremos reforçando a presença dos guardas nas escolas com a ronda diária e conversa com direção e alunos”, destaca o secretário de segurança, tenente-coronel Paulo César de Carvalho.

Outra ação a longo prazo é a instalação de câmeras de videomonitoramento nas escolas. Na quinta-feira, 06/04, foi realizada a vistoria dos equipamentos instalados na EMEF Ulysses Leonel de Gasperi. Serão instaladas quatro câmeras por escola. Os equipamentos foram adquiridos pela secretaria de Educação e instalados pela Coordenadora de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC). As imagens serão verificadas diretamente pela secretaria de Segurança.

Também será realizado o treinamento em defesa pessoal das diretoras das escolas. “É uma ação importante que vai proporcionar que essas equipes estejam preparadas em situações que seja necessário o uso de técnicas de proteção pessoal”, ressalta o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, que vai ser o responsável pelo treinamento das equipes.

Durante o encontro, o capitão do 3º BPAT, Maurício Zanchin Baggio, destacou protocolos de segurança que podem ser utilizados em situações de perigo como trancar portas, proteger alunos e professores. Os delegados Deise Salton Brancher Ruschel e Rodrigo Morales também destacaram o auxílio na patrulha nas escolas e ações preventivas.

“Lamentamos o fato ocorrido em Blumenau e nos solidarizamos com os familiares. Como poder público precisamos agir e ampliar a segurança dos nossos profissionais e alunos. Elencamos ações imediatas e que serão efetuadas ao longo das próximas semanas. Estaremos treinando nossas diretoras em defesa pessoal para que possam, se necessário, também agir”, complementa o prefeito que destaca que, na próxima semana, serão realizadas reuniões com a rede particular e estadual.

Estiveram presentes também o vice-prefeito Amarildo Lucatelli (PP), vereadores e demais secretários municipais.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também