Prefeitura de Bento apresenta ações para melhorar atendimentos pediátricos na UPA
Entre as medidas está a ampliação do número de consultas nas unidades de saúde, passando de 10 para 12 consultas diárias. Além disso, nesta segunda, 25/04, será feita a homologação dos médicos aprovados no processo seletivo
O aumento nos atendimentos de crianças na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) segue como alerta na secretaria da Saúde. De acordo com o levantamento da UPA, do dia 1º a 25 de abril, 3.031 crianças foram atendidas. Em fevereiro foram 2.235 acolhimentos e, em março, foram 3.455 relacionados a diversos sintomas.
Em virtude disso, a SMS apresenta, a partir desta segunda-feira, 25/04, ações para ampliar atendimento e desafogar o fluxo na UPA. “Estamos registrando, nas últimas semanas, uma crescente no atendimento de crianças na UPA, com os mais variados sintomas, e isso aliado com a falta de pediatras está ocasionando um tempo a mais de espera para atendimento. Por isso, reorganizamos o fluxo de consultas com a criação de uma unidade sentinela para diminuir essas filas”, destaca a secretária Tatiane Misturini Fiorio.
Entre as medidas, está a ampliação do número de consultas nas unidades de saúde, passando de 10 para 12 consultas, e dois encaixes de emergência. “É importante que sintomas leves sejam encaminhados diretamente para a unidade de saúde mais próxima, evitando que sejam direcionados para UPA. Estamos organizando o fluxo para esse atendimento”, ressalta a secretária.
Também será aberta uma unidade sentinela pediátrica junto à Unidade Zona Sul, no Botafogo. Das 17h às 21h, todos os dias, será realizado o reforço no atendimento pediátrico. Pacientes classificados como verde e azul serão atendidos no local.
A homologação dos médicos aprovados no processo seletivo será realizada nesta segunda-feira. A partir de então, os profissionais começam a ser chamados para atuarem junto à SMS. “Entendemos o descontentamento da população com a demora no atendimento, mas estamos trabalhando intensamente para modificar esta situação”, finaliza Tatiane.