Prefeitura de Bento pagará 13º com atraso
Os servidores municipais ainda não sabem quando irão receber a segunda parcela do 13º salário deste ano. A prefeitura de Bento Gonçalves, via assessoria de imprensa, confirma o atraso no pagamento – o prazo seria até esta terça-feira, dia 20 de dezembro.
A primeira parcela do 13º salário – correspondente a 40% do total – foi paga ao funcionalismo público ainda no mês de junho, correspondendo a pouco mais de R$ 4 milhões. A secretaria de Finanças trabalha para conseguir quitar os 60% restantes junto com a folha de dezembro, no próximo dia 30. Entretanto, o atraso pode ser ainda maior. O motivo são as dificuldades econômicas enfrentadas – a exemplo de outros municípios – especialmente por conta do não recebimento de repasses federais e estaduais.
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves (Sindiserp), Isaura Bolesina, disse que não recebeu ainda nenhuma posição do município a respeito da possibilidade do atraso e que aguardará até o final desta terça-feira para manifestar-se.
Terceirizados
Quem também não receberá o 13º salário em dia são os trabalhadores terceirizados pelo município via Fundação Araucária. O não pagamento da primeira parcela e o atraso nos salários de novembro motivou paralisação dos trabalhadores da área da Saúde por sete dias. Eles retornaram às atividades na sexta-feira, dia 16, após uma audiência de conciliação mediada pelo Judiciário, na qual a prefeitura se comprometeu em depositar verbas referente aos repasses devidos à fundação. Também foi informado que os funcionários receberão a gratificação natalina apenas em 2017, entre janeiro e fevereiro. Conforme a prefeitura, a responsabilidade pelo atraso, neste caso, é da empresa, uma vez que as parcelas repassadas mensalmente pelo município para quitação da folha já têm os valores proporcionais a férias e 13º salário embutidos.