Prefeitura divulga nota sobre Operação Purgato

Na noite desta segunda-feira, dia 20, a prefeitura de Bento Gonçalves divulgou uma nota oficial a respeito das investigações que o Ministério Público Estadual (MPE) desencadeou nesta semana, na chamada “Operação Purgato”. Segundo o MPE, a ação investiga um grupo de pelo menos dez empresas de prestação de serviços terceirizados, como limpeza predial, ascensoristas, vigilância privada, bilheteria, entre outros.

O grupo seria chefiado pelo dono de uma empresa que, por meio de relações de parentesco ou através de laranjas, comanda a maioria das demais companhias – a organização criminosa fazia, de acordo com a promotoria, o loteamento das licitações que participam e, apenas em 2014, teriam integrado pregões eletrônicos que movimentaram R$ 190 milhões em órgãos estaduais e R$ 85 milhões em municípios gaúchos.

Um dos órgãos atingidos pela fraude seria a secretaria de Saúde de Bento Gonçalves. Confira o comunicado do Poder executivo bento-gonçalvense:

“A Prefeitura de Bento Gonçalves, em virtude das notícias veiculadas pela imprensa sobre a Operação Purgato, que apura denúncias do Ministério Público, sobre fraudes em licitações, vem a público esclarecer que:

Como foi amplamente divulgado pela imprensa, não é o Município de Bento Gonçalves que está sob investigação, mas um grupo de empresas que buscam agir conjuntamente para atingir benefícios e vantagens em contratos públicos.

Segundo as publicações a fraude denunciada atinge também outros órgãos públicos, entre eles, de fiscalização, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), que assim como o Município de Bento Gonçalves, foram lesados por uma prática criminosa motivada por acordos pré-licitatórios.

Até a presente data, não se tem conhecimento que qualquer empresa indiciada nas investigações firmou algum contrato com o Município de Bento Gonçalves.

O Município de Bento Gonçalves preza pela transparência de todos os seus processos licitatórios, utiliza os princípios da legalidade e da economicidade em todas as suas contratações, cumprindo integralmente as exigências que regem a Lei nº 8.666 e segue à disposição das autoridades para auxiliar nos processos investigatórios.

Com o objetivo de colaborar com a busca da verdade, e evitar que o Município seja lesado a Prefeitura irá protocolar nesta terça-feira, dia 21 de julho, um pedido junto ao Ministério Público Estadual (MPE) para obter mais informações sobre o processo a fim adotar todas as medidas necessárias visando esclarecer os fatos.

Prefeitura de Bento Gonçalves”


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também