Prefeitura emite nota sobre caso de morte de bebê na UPA Zona Norte, em Bento
No texto, a prefeitura diz que lamenta profundamente e se solidariza com a família, e que será aberta uma sindicância para investigar o caso
A prefeitura de Bento Gonçalves emitiu nota oficial sobre o caso do menino Henry Gabriel Theodoro da Silva, de 3 dias, que morreu na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Zona Norte (UPA Zona Norte), na noite de terça-feira, 29/08.
No texto, a prefeitura diz que “lamenta profundamente e se solidariza com a família”. O Executivo também destaca que a secretaria municipal de Saúde (SMS) busca contato com familiares para prestar o suporte necessário.
“Paralelamente, com total transparência e sem julgamentos prévios, está sendo aberta sindicância para apurar os procedimentos adotados no atendimento ao menino. As equipes técnicas estão levantando minuciosamente as informações sobre o quadro de saúde da criança, do parto que foi realizado no Hospital Tacchini, do atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Maria Goretti e da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Zona Norte, onde foi feito o atendimento buscando a reversão da parada cardiorrespiratória”, afirma a nota.
O caso
De acordo com informações, Henry nasceu no sábado, 26/08, e foi para casa no domingo, 27/08. Segundo a família, na segunda-feira, 28/08, a criança começou a chorar muito e urinar sangue.
O atendimento médico foi procurado na terça, na Unidade Básica de Saúde do bairro Maria Goretti. Segundo a família, a médica responsável não quis atender a criança e orientou a família a procurar por um pediatra na UPA Zona Norte, visto que, a partir das 17h30, haveria médico disponível para atender a criança.
No final da tarde de terça, a família compareceu à unidade. Um médico plantonista realizou o atendimento, porém, a criança já estava em processo de óbito. Foram realizadas tentativas de reanimação, mas sem sucesso.
A família se direcionou à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registrar Boletim de Ocorrência, já que aponta negligência médica. O delegado plantonista solicitou que seja feita uma necropsia para apurar as causas da morte.