Prefeitura implanta processo de agendamento de consultas nas Unidades de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde está implantando em todas as Unidades Básicas de Saúde o processo de agendamento de consultas com o intuito de melhorar o acesso do cidadão ao atendimento na Atenção Básica e também a extinção das filas de espera dos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde.
 
As unidades Eucaliptos, Municipal, Aparecida, Santa Helena, Cohab, Maria Goretti, Fenavinho já estão com agendamento de 100% das consultas. Já as unidades Zatt e Ouro Verde estão em fase de implantação.
 
"Independente da prioridade do paciente queremos que o cidadão tenha certeza que ele será atendido no horário agendado, sem ter que se dirigir até a unidade e ficar aguardando. Estamos avançando e nosso objetivo é ter o agendamento de consultas em todas as Unidades de Saúde, assim eliminando filas, descentralizando o sistema e facilitando o acesso aos serviços e a informação", ressalta o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira.
 
Todos os pacientes em situações emergenciais são avaliados e atendidos ou conduzidos à urgência/emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) ou ao PA Zona Norte.
 
"Os usuários do Sistema Único de Saúde que comparecerem as Unidades sem ter consulta marcada devem passar por triagem. E para o agendamento de consultas é muito importante que a população compareça portando seus documentos de identidade e o cartão SUS e que cumpra os horários, evitando o atraso no cronograma das consultas. Se o usuário não puder comparecer deve ligar para a unidade e cancelar a consulta, e esta será repassada a outro cidadão", enfatiza a coordenadora da Atenção Básica, Loremari Sberse.