Prefeitura planeja passagem subterrânea na BR-470 ligando bairros São Roque e São João
Há anos a comunidade de Bento Gonçalves anseia por grandes obras de mobilidade. A construção de um túnel ligando a rua Assis Brasil com a avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, entretanto, foi descartada. O anúncio foi feito recentemente pelo prefeito Guilherme Pasin, em palestra para empresários locais no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC). Com o valor previsto, a prefeitura estima poder realizar duas intervenções: uma no mesmo local e outra na BR-470, ligando os bairros São Roque e São João.
De acordo com o secretário de Administração e Governo, Enio De Paris, o recurso – na ordem de R$ 19 milhões – trata-se de um financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e por isso há a necessidade de estudar a melhor maneira de investi-lo. Analisando o fluxo de veículos, o setor técnico entendeu que a região Norte necessita de investimentos de mobilidade de maneira mais urgente, devido ao crescimento populacional nos últimos anos.
Para o local, foi projetada uma passagem subterrânea que permitirá que os moradores do bairro São João possam atravessar a rodovia para ingressar no bairro São Roque com mais segurança. Entre as justificativas está também a abertura de um novo loteamento com cerca de 700 lotes atrás do Estádio Montanha dos Vinhedos. De Paris explica que o projeto já está finalizado e orçado em torno de R$ 11 milhões. A proposta precisa ser analisada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) por se tratar de rodovia federal.
A possibilidade de fragmentar o recurso em duas obras, segundo o secretário, é permitida pelo Ministério das Cidades, desde que também seja realizado investimento na Assis Brasil – a proposta cadastrada. A prefeitura já havia feito uma primeira alteração no projeto e agora estuda um terceiro modelo de intervenção para o local, mantendo a concepção inicial de servir de ligação entre os bairros e desafogar o quadrilátero central.
No projeto descartado, uma das extremidades do túnel seria no entroncamento da Assis Brasil com a rua Borges do Canto, onde atualmente existe uma escadaria, e a outra nas proximidades da sede da Corsan, já no trecho da avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. O objetivo seria ligar a região oeste da cidade (bairros Maria Goretti, Conceição, Cidade Alta e Progresso, entre outros) à região leste (como Licorsul, Vila Nova e Fenavinho). Conforme o secretário, existem alternativas que podem cumprir a mesma função, mas que requerem menos investimentos que um túnel, uma obra bastante complexa.
O novo projeto deve ser finalizado dentro de 60 dias. Com isso, as duas intervenções poderão ser encaminhadas para aprovação da Caixa Econômica Federal e, com o aval, pode ser iniciado o processo licitatório. A previsão é que isso ocorra ainda neste ano.