Prefeitura promete novo concurso público
Os aprovados no concurso público realizado pela prefeitura de Bento Gonçalves em outubro recém começaram a ser nomeados. Entretanto, nem todas as necessidades da administração foram atendidas, como é o caso de vagas para agentes comunitários de saúde e na área de educação. Por isso, a Secretaria Municipal de Administração já deu início às primeiras reuniões para definir a realização de novo concurso público, ainda sem previsão de data.
De acordo com a secretária geral de Governo e Administração, Eliana Passarin, na área de educação todos os aprovados no concurso realizado pela administração anterior em 2008 já foram nomeados. “Como não temos contratos emergenciais e nem terceirizados nessa área, um novo concurso se faz necessário, levando em conta também as aposentadorias que vão ocorrer em 2012”, explica.
Em relação aos cargos de agentes comunitários de saúde, Eliana observa que Bento será um dos municípios pioneiros no país a realizar concurso para a função. “Até há pouco tempo o trabalho destes agentes era considerado um programa. No país, não eram realizados concursos para a função por entender que o serviço poderia ser suspenso e não haveria o que fazer com os concursados. Hoje este tipo de serviço já está sacramentado e por isso aos poucos vão sendo realizados concursos para a função”, complementa. Em agosto deste ano, após aprovação na Câmara de Vereadores, foram criados 105 novos cargos de agentes comunitários de saúde.
Diminuindo terceirizações
O concurso público realizado neste ano previa vagas em diversos cargos na área de saúde, especialmente na área médica. Eliana esclarece que os profissionais que serão nomeados aos poucos vão ocupando as vagas dos funcionários contratados pela Fundação Araucária – organização social que tem na saúde maior volume de contratos com o município. “Aos poucos vamos diminuindo os funcionários terceirizados”, afirma. Entretanto, Eliana reconhece que alguns profissionais contratados pela fundação ainda continuarão atuando. “Os gastos com os concursados devem respeitar limite de responsabilidade fiscal”, acrescenta.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Grupo SerraNossa