Prefeitura quer agilizar sinalização nas obras

As obras de pavimentação e qualificação de vias urbanas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) seguem em andamento em Bento Gonçalves. Enquanto novos trechos receberam a camada asfáltica nesta semana – caso das ruas Vitória, Dom José Baréa e Estefânia Pasquali Éder, que ligam o Centro à Cidade Alta –, ruas de fases anteriores ainda aguardam sinalização adequada. A intenção da prefeitura, de acordo com o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, é cobrar da empresa responsável pelas obras agilidade nesta etapa.

Embora o serviço esteja sendo executado dentro do prazo previsto, a ideia é intensificar os trabalhos até o final do ano. “Como a mesma empresa foi vencedora da licitação para diversas obras, optamos por priorizar o asfalto”, justifica Moro. Entretanto, ele defende que a sinalização viária horizontal e vertical (pintura na pista e placas) é necessária para garantir a trafegabilidade dos trechos e a segurança dos condutores e pedestres. Como se trata de serviços que integram o pacote de obras licitado, a prefeitura não pode assumir os trabalhos com equipe própria.

Próximas etapas

A pavimentação das vias urbanas faz parte de um plano de investimentos orçado em R$ 55 milhões, os quais devem beneficiar moradores de pelo menos 25 bairros. As próximas ruas a receberem a benfeitoria são a Arcido Garbin (conexão entre o bairro Barracão e a região do bairro Fátima), que já conta com mais de 60% da base pronta, e a rua Davile Sandrin, que liga a cidade ao Vale dos Vinhedos, passando pelo bairro Pomarosa (Estrada da Vindima).

As obras iniciaram em novembro do ano passado e já contemplaram ruas da Zona Norte do município (região do bairro São Roque) e da Zona Sul (região do bairro Santa Helena). O programa prevê implantação de pavimentação nova em vias existentes ou seu recapeamento, incluindo serviços de infraestrutura necessários para sua plena funcionalidade, tais como sistema de drenagem de águas pluviais, redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, passeios com acessibilidade, sistemas cicloviários, medidas de moderação de tráfego, sinalização viária e elementos que promovam a acessibilidade universal.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.