Prefeitura realiza mais uma etapa do georreferenciamento

Os serviços de georreferenciamento no Município continuam e nesta semana o trabalho consiste na atualização com a localização exata de cada área do espaço urbano municipal, imagem de alta resolução do perímetro urbano e cadastro da infraestrutura pública. O serviço está sendo executado pela empresa contratada, Geopix Solução em Tecnologia.

O serviço é feito com o GPX Road View, equipamento foi desenvolvido pela empresa, formado por câmeras, softwares, GPS e controladores acoplados a um veículo adaptado. O mecanismo produz imagens em 360 graus, que depois de tratadas e georreferenciadas, são inseridas ao banco de dados do município.

A conclusão da etapa do GPX Road View reafirma Bento Gonçalves no Circuito das Cidades Inteligentes e completa um diagnóstico geotecnológico da cidade, que já conta com imagens aéreas, sistemas de informações geográficas e softwares especializados.

Segundo o diretor técnico da Geopix do Brasil, Luiz Fernando Lozi, a captação de imagens irá iniciar às 10h se estendendo até as 16h. “Neste intervalo é possível obter o melhor da luz natural do sol, sem que sombras muito densas prejudiquem a visibilidade das fachadas e interfiram na qualidade das imagens", explicou.

Conforme a secretária de Finanças, Mariana Largura o material será utilizado na ampliação dos dados da Prefeitura, não gerando custos ou cobranças ao contribuinte. "Todas estas informações serão utilizadas para planejamento de políticas públicas das mais diversas áreas, garantindo maior eficiência e eficácia da gestão", ressalta.

A expectativa é de que o levantamento em Bento Gonçalves seja finalizado na primeira semana de agosto, devendo ainda se levar em conta as condições climáticas do período. Já foi realizada a coleta de imagens aéreas e posteriormente será realizada a visitação in loco dos 85 mil imóveis para preenchimento de um formulário (boletim de cadastro imobiliário).