Prefeitura sugere novo local para Feira Ecológica

A prefeitura de Bento Gonçalves tomou uma nova decisão em relação à Feira Ecológica visando minimizar os prejuízos desde a mudança de local, em abril deste ano. A retirada das barracas da rua Marechal Floriano teve como objetivo melhorar o trânsito nas imediações, mas não agradou aos produtores, que alegam queda drástica nas vendas. Agora, o prefeito Guilherme Pasin sugeriu que os feirantes passem a ocupar a parte interna da praça Walter Galassi, a poucos metros de onde a feira acontecia tradicionalmente. A medida foi anunciada pela secretaria municipal de Agricultura, em conjunto com a de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana na última semana.

Antes de ocorrer a troca de local, é necessário que a mudança seja aprovada pelos demais membros da Associação de Produtores Ecológicos de Bento Gonçalves (APEB). Uma das alternativas que será debatida é realização da feira também no período da manhã, o que facilitaria a montagem do espaço sem maiores prejuízos ao trânsito. Também serão estudadas alterações no regimento da entidade e na legislação que versa sobre o tema. Uma reunião da APEB está marcada para o dia 7 de janeiro para debater a viabilidade da proposta, bem como detalhes como dia e horário de funcionamento e logística necessária para descarregar os produtos. Caso a troca de local seja confirmada, haverá um prazo para divulgação entre os consumidores. 

“Desde o início a mudança foi motivada única e exclusivamente pela questão do trânsito. Acredito que no momento é possível adequar a feira ao espaço da praça. Por isso estamos propondo este lugar”, destaca Pasin. O prefeito obteve a garantia dos produtores de que os caminhões e veículos de carga irão respeitar os estacionamentos existentes nas proximidades e a rotatividade imposta pela Zona Azul.

De acordo com vereador presidente da Comissão de Agricultura da Câmara de Vereadores, Ênio de Paris, que participou da reunião, o local foi definido após análise das opções existentes na área central da cidade que pudessem receber os feirantes sem que para isso fosse necessário interromper o fluxo de veículos. O secretário municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Thompsson Didoné, explica que a Prefeitura sempre esteve ao lado dos produtores buscando alternativas para melhorar. “Nossa preocupação sempre foi de incentivar a produção orgânica no município, oferecendo com isso alimentos de qualidade para mais pessoas”, pondera.

Para os feirantes que participaram da reunião, a sugestão deste novo local foi bem aceita. Alguns comentaram ser um presente de Natal. “Precisamos pensar no que é melhor para a venda dos nossos produtos”, salienta o presidente da APEB, João Sonza. “Certamente haverá mais mercado se realizarmos a feira na Walter Galassi. Vamos vender muito mais”, comenta o representante dos produtores, Jorge Salton.

Na avaliação do feirante Davi Franco, que também comercializa os produtos ecológicos aos sábados, junto à Feira Livre do Produtor Rural, está havendo uma mudança de mentalidade por parte dos consumidores. “Percebo que muitos estão preferindo comprar os produtos ecológicos. Nosso objetivo é produzir e vender, quanto mais próximos estivermos dos consumidores, melhores serão as vendas”, pontua.

As informações são da prefeitura de Bento Gonçalves.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.