Prepare-se para o verão

Ainda estamos na primavera, mas o calor chegou com tudo, anunciando um verão de altas temperaturas. O chocolate quente e as comidas mais pesadas saem de cena para dar lugar aos sucos e às refeições mais leves. Quem esperou ansiosamente pela estação não pode vacilar nessa época. Por isso, uma alimentação saudável é fundamental para quem quer estar em ótima forma para o verão. Não descuidar do consumo de água é apenas uma das dicas que a nutricionista Letícia Bettinelli, de Bento Gonçalves, traz para quem quer se manter em dia com a saúde.

Para Letícia, o consumo mínimo de água é de dois litros por dia. O ideal é que a pessoa reponha o que é perdido diariamente pelo suor, evitando a desidratação. “Para repor, a preferência é sempre pela água, mas quem preferir pode substituir por suco de frutas”, afirma. No entanto, os sucos não podem substituir refeições e nem serem ingeridos em excesso.

Letícia lembra que refrigerantes podem ser mais calóricos e ainda possuem uma baixa capacidade de hidratação. Outra alternativa saudável é ingerir água de coco ou isotônicos. “Os isotônicos podem ser consumidos em situações de maior transpiração, por exemplo, durante exercícios físicos”, orienta.

A melhor pedida para o verão, segundo a nutricionista, é abusar das frutas. Além de apresentarem grande quantidade de água, são fontes importantes de vitaminas e minerais, indispensáveis para um bom funcionamento do organismo. “Na hora do lanche, as pessoas podem optar por uma fruta ou consumi-las em forma de suco”. Para quem deseja preparar a pele para o bronzeado, Letícia indica o consumo de alimentos ricos em betacaroteno. O nutriente está presente na laranja, cenoura, manga ou abóbora, capazes de auxiliar na pigmentação da pele.

Esqueça as frituras. Além de calóricas poder ser mais prejudiciais ao organismo quando associadas ao calor. De acordo com a nutricionista, recomenda-se o consumo de alimentos leves a cada três horas. Para quem tem uma rotina agitada e acaba tendo que almoçar em restaurantes, o cuidado deve ser redobrado. “É preciso cautela, pois a qualidade dos alimentos fica mais suscetível ao calor. Atenção aos pratos com maionese e molhos prontos e muito temperados”, destaca. A alternativa é substituir a maionese e o creme de leite, ricos em gordura, por molhos a base de iogurte, para saladas, ou tomate para as massas.

 

Josiane Ribeiro

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa