Presidente da Câmara Hugo Motta envia pedido de afastamento de 15 deputados
São 14 deputados por obstrução dos trabalhos e a deputada Camila Jara (PT-MS), por agressão contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (REPUBLICANOS–PB), encaminhou à Corregedoria da Casa pedidos de afastamento de 15 deputados por até seis meses. Eles são acusados de participação na obstrução dos trabalhos legislativos nos dias 5 e 6 de agosto, enquanto uma deputada responde por agressão.
Nesta sexta-feira (8), a Mesa Diretora da Câmara se reuniu para analisar as condutas dos parlamentares envolvidos e encaminhou as denúncias à Corregedoria Parlamentar para investigação. Após a apuração, os processos retornarão à Mesa e seguirão para votação no Conselho de Ética.
A Mesa Diretora, responsável pela organização dos trabalhos legislativos e pela administração da Câmara dos Deputados, é composta pelo presidente Hugo Motta (REPUBLICANOS/PB); os vice-presidentes Altineu Côrtes (PL/RJ), 1º vice-presidente, e Elmar Nascimento (UNIÃO/BA), 2º vice-presidente; e os secretários Carlos Veras (PT/PE), 1º secretário; Lula da Fonte (PP/PE), 2º secretário; Delegada Katarina (PSD/SE), 3ª secretária; e Sergio Souza (MDB/PR), 4º secretário. Todos foram eleitos pelos deputados para mandato de dois anos.
Entre os acusados, a maioria é filiada ao Partido Liberal (PL) e ao Partido Novo. Eles participaram da ocupação do Plenário, impedindo a retomada das atividades legislativas.
Já a deputada Camila Jara (PT-MS) é acusada de agressão contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).
Lista dos deputados com pedido de afastamento:
- Allan Garcês (PL-TO)
- Bia Kicis (PL-DF)
- Camila Jara (PT-MS)
- Caroline de Toni (PL-SC)
- Carlos Jordy (PL-RJ)
- Domingos Sávio (PL-MG)
- Júlia Zanatta (PL-SC)
- Marco Feliciano (PL-SP)
- Marcel van Hattem (Novo-RS)
- Marcos Pollon (PL-MS)
- Nikolas Ferreira (PL-MG)
- Paulo Bilynskyj (PL-SP)
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
- Zucco (PL-RS)
- Zé Trovão (PL-SC)
Lula manda recado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta sexta-feira (8) de um evento em Rio Branco (AC) para anunciar investimentos do governo federal no estado. Durante o discurso, Lula criticou deputados e senadores:
“Quem deveria ter impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado. Verdadeiros traidores da pátria”, afirmou Lula.
Enquanto falava, dirigiu-se ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que estava no palco: “E você, Petecão, por favor, não assine o pedido de impeachment do Alexandre de Moraes, porque ele está garantindo a democracia.”