Presídio recebe aparelho de revista individual
Começou nesta semana a instalação de um equipamento de raio-x no Presídio Estadual de Bento Gonçalves. A tecnologia substituirá a revista pessoal e íntima realizada nas pessoas que visitam detentos da casa prisional.
O aparelho havia sido utilizada no Estádio Beira-Rio durante a Copa do Mundo 2014. No Rio Grande do Sul, 48 dos 98 presídios serão beneficiados. No total, são 112 portais detectores de metais, 112 raquetes de mão para revista individual e 42 esteiras de raio-X. O Presídio Estadual de Bento Gonçalves receberá uma esteira de raio-X, dois portais e duas raquetes.
A reportagem do SERRANOSSA tentou insistentemente contato com a direção da casa prisional para mais detalhes sobre prazos de instalação e funcionamento, mas, até o fechamento desta edição, não obteve resposta. Os equipamentos serão instalados junto ao prédio onde antes funcionava o albergue. O local está interditado pelo Corpo de Bombeiros desde o dia 25 de agosto, quando detentos do regime semiaberto atearam fogo no pavilhão.
Além de Bento Gonçalves, a Penitenciária Industrial de Caxias (Pics), a Penitenciária Regional de Caxias (Percs), na localidade de Apanhador, e o Presídio de Vacaria também receberam parte dos equipamentos. Os aparelhos custaram R$ 4,5 milhões e foram adquiridos por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Reportagem: Jonathan Zanotto
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
Instagram: @serranossa
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.