Presos fazem protesto para retorno das visitas presenciais em Bento
Desde a segunda-feira, 05/10, presos da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves estão fazendo uma manifestação pacífica, solicitando o retorno das visitas presenciais. De acordo com o diretor da casa prisional, Volnei Zago, eles estariam sem se alimentar e sem sair de suas celas – apenas para responder conferências.
Na semana passada, a Susepe anunciou a intenção de liberar as visitas a partir do dia 16/10, tendo como base um plano de retomada gradual e controlada. Entretanto, o documento ainda está em fase de validação junto aos órgãos competentes, dentre eles a Secretaria Estadual da Saúde e o Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Covid-19.
Dessa forma, os presos solicitam que seja enviado um protocolo pelos órgãos de saúde, a fim de se ter uma confirmação oficial sobre o retorno das visitas.
Apenas não aderiram à manifestação os presos trabalhadores e a cela feminina. Até o momento, nenhuma ocorrência foi registrada no local – todos os manifestantes estariam se recusando a realizar suas atividades diárias, mas não estariam apresentando comportamento agressivo.
No momento, a Susepe aguarda a aprovação da Secretaria Estadual de Saúde para confirmar o retorno das visitas, as quais estão suspensas desde o dia 23/03.