Pressionado, Esportivo encara o líder

Passadas quatro rodadas, as perspectivas do Esportivo na Divisão de Acesso, ao menos momentaneamente, mudaram. Considerando as circunstâncias, a primeira providência passou a ser afastar os riscos de um novo rebaixamento, desta vez à terceira e última divisão do futebol gaúcho.

Com três empates e uma derrota, a equipe comandada pelo técnico Rodrigo Carpegiani sofre com o elenco enxuto e um time que tem se mostrado bastante inconstante no torneio, aliando momentos de superioridade sobre o adversário com outros de desatenção que custaram caro nas primeiras rodadas. Nos dois próximos compromissos, contudo, o time terá a chance de provar competência para seguir sonhando com o acesso contra oponentes que, na teoria, devem impor uma exigência maior. Nesta quinta-feira, dia 19, o adversário será o líder Glória, em Vacaria; enquanto no domingo, dia 22, o alviazul vai a Crissiumal encarar o Tupi, um dos times mais caseiros do grupo.

Para começar a reagir, no entanto, também terá que superar o obstáculo de um plantel ainda mais descontado. Titular em todas as partidas até o momento, o meia Allan Cristian foi expulso diante do Brasil-Far e cumprirá suspensão. Com isso, Maicon Pires ganha a primeira oportunidade como titular. Outra baixa poderá ser o volante Jhonny, que sentiu o músculo posterior da coxa e foi poupado no último treino antes da partida, realizado na tarde desta quarta-feira. Ele deverá passar por um teste em Vacaria para avaliar se terá condição. Caso não possa atuar, dará lugar a Bruno Henrique. O atacante Rafael Xavier, o volante Helton e o meia Thiago Bispo ainda recuperam-se de lesão e seguem fora. Como consolo, o técnico Rodrigo Carpegiani terá a volta do lateral-direito Raul (foto), que foi liberado para acompanhar o nascimento do filho em Curitiba e, por isso, não entrou em campo contra o Brasil-Far. Assim, o provável time que terá a incumbência de buscar a primeira vitória no torneio terá Adilson; Raul, Nicollas, Baggio e André Fausto; Jhonny (Bruno Henrique), Wemerson, Kelvin e Guilherme; Maicon Pires e Mateus Canguçu.

Divisão de Acesso – 5ª rodada

Quarta-feira, dia 18

Tupi x Nova Prata – 16h

Riograndense x Pelotas – 16h

Guarani-VA x São Gabriel – 20h

Quinta-feira, dia 19

Glória x Esportivo – 20h

Brasil-Far x Panambi – 20h

Santo Ângelo x São Luiz – 20h

Santa Cruz x Rio Grande – 20h

CLASSIFICAÇÃO

Chave A

1º Glória – 9 pontos

2º Panambi – 6

3º Nova Prata – 5

4º São Luiz – 5

5º Santo Ângelo – 5

6º Tupi – 3

7º Esportivo – 3

8º Brasil-Far – 3

Chave B

1º Guarani-VA – 9 pontos

2º Inter-SM – 7

3º Pelotas – 6

4º São Gabriel – 5

5º Riograndense – 3

6º Santa Cruz – 1

7º Rio Grande – 0