Prevenção da reincidência será trabalhada pela PC
O programa de Policiamento Comunitário que será implantado no mês de setembro terá um núcleo da Polícia Civil em Bento Gonçalves. Serão oito agentes, que trabalharão com foco na prevenção da reincidência de crimes, especialmente da violência contra a mulher e crimes contra crianças e adolescentes, nos bairros Municipal, Conceição, Santa Helena e Aparecida.
Os locais de atuação foram escolhidos com base nos dados dos registros feitos na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Diferentemente da Brigada Militar, os policiais civis que farão parte do policiamento comunitário não irão morar nos bairros. Eles trabalharão em períodos de folga e durante o final de semana, recebendo, para tanto, uma bolsa-auxílio. Serão dois policiais de cada delegacia, inclusive dois profissionais da Delegacia da Mulher, que deve ser inaugurada em outubro.
O foco da atuação será em delitos cometidos contra a mulher, previstos pela Lei Maria da Penha, e que envolvem crianças e adolescentes. “Serão realizadas atividades, projetos, palestras e orientações visando diminuir a incidência e reincidência desses crimes. Esse trabalho será realizado em conjunto com as lideranças”, destaca a delegada Isabel Pires Trevisan, titular do Posto da Mulher e coordenadora do programa pela Polícia Civil. Os líderes ainda terão por finalidade auxiliar na construção das temáticas abordadas durante os encontros.
Preparação
Os policiais, tanto militares como civis, que integrarão o programa estão passando por curso de qualificação, que encerra nesta sexta-feira, dia 20. Eles aprenderam lições de gestão pela qualidade na segurança pública, Direitos Humanos, mediação de conflitos, polícia comunitária e sociedade, mobilização social e estruturação dos conselhos comunitários e relações interpessoais e formas de intervenção.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA