Previsão de chuva é boa notícia para aliviar efeitos da estiagem
Na sexta-feira (24/01), o ingresso de umidade do mar manterá a condição de chuva fraca entre a Serra do Nordeste e o Litoral Norte, com tempo firme e temperaturas amenas no restante do Estado. No sábado (25/01), o tempo seco e com grande amplitude térmica predominará em todas as regiões e somente no Extremo Sul, a passagem de uma frente fria no oceano poderá provocar pancadas de chuva no fim do dia e durante a noite. No domingo (26/01), o ingresso de ar quente e úmido favorecerá a elevação das temperaturas e poderão ocorrer pancadas de chuva de verão em áreas isoladas.
Entre a segunda (27/01) e terça-feira (28/01), a condição não muda, e o forte calor manterá a possibilidade de chuva de verão, com temperaturas próximas a 35°C na maior parte do Estado. Na quarta-feira (29/01), a propagação de uma área baixa pressão provocará chuva em todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados.
Foto: Greice Scotton Locatelli/Arquivo SERRANOSSA
Chuva ajudou
Na última semana, os totais de precipitação registrados amenizaram a condição de estiagem sobre boa parte do Estado, mas, de acordo com o relatório, ainda são necessárias chuvas mais regulares para reverter a situação. Os volumes mais expressivos registrados pela rede Inmet/Seapdr ocorreram em Teutônia (80mm), Santa Rosa (84mm) Passo Fundo (86mm), Bagé (97mm), Caçapava do Sul (98mm), Santa Maria (118mm), Uruguaiana (128mm) e São Luiz Gonzaga (136mm). Em Bento Gonçalves, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 51mm na última semana, sendo o volume mais considerável (11,6mm) na última terça-feira (21/01).