PRF salva bebê com 3 dias de vida em Santana do Livramento
Os pais procuraram ajuda ligando para a Unidade Operacional da PRF após bebê recém-nascido se engasgar
Na noite desta segunda-feira, 20/03, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou o salvamento de um bebê recém-nascido, de apenas três dias de vida, que estava engasgado. O fato ocorreu na BR-158, em Santana do Livramento.
O pai da bebê ligou para a Unidade Operacional, desesperado porque a filha havia se engasgado e não estava respirando. Os policiais então orientaram que fizesse os procedimentos de reanimação. Nesse meio tempo, o pai, que já estava no meio do caminho na BR-158, de carro, levando a bebê, informou a localização aos PRFs, que saíram em direção ao veículo deles, que estava a cerca de 30 km de distância da Unidade Operacional da PRF.
Os policiais conseguiram localizar o veículo dos pais com a bebê e a policial federal Jeanine, que possui experiência em atendimento similar nesse tipo de situação, posicionou a bebê e realizou a Manobra de Heimlich, técnica utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a respiração.
Na sequência, a criança e a mãe foram transferidas para a viatura, onde a PRF Jeanine prosseguiu com as manobras e a bebê voltou a respirar normalmente. Chegando ao hospital, a criança foi entregue à equipe médica e posteriormente aos braços da mãe.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Rio Grande do Sul
Como agir?
Mesmo cercados de todos os cuidados, os bebês podem acabar se engasgando quando menos se espera, com o próprio leite materno, medicamentos, pequenos brinquedos e outros objetos. O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir um elemento que tomou um “caminho errado” durante o ato de engolir. Assim, é necessário expulsar o corpo estranho e desobstruir as vias respiratórias.
A soldado Koch, que integra o CBMRS e também é graduada em enfermagem, explica o passo a passo para o desengasgo de bebês. O processo envolve manobras específicas e exige alguns cuidados. Embora se trate de uma situação delicada, a primeira dica é manter a calma.
“Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço, mantendo a cabeça um pouco mais inclinada para baixo. Com a palma da mão, dê cinco tapas no meio das costas, empurrando para a frente. Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue, com dois dedos, mais cinco compressões entre os mamilos. Por se tratar de um bebê, a força aplicada deve ser moderada. A manobra deve ser realizada até que a criança chore, consiga expelir o que está obstruindo a respiração ou até a chegada do serviço de emergência”, explica Koch.
Os primeiros socorros devem ser realizados até que seja possível o atendimento especializado. “Mesmo que o adulto consiga desobstruir sozinho as vias aéreas do bebê, é importante procurar o serviço médico”, acrescenta a militar.
Nesses casos, além do 193, do Corpo de Bombeiros Militar, também podem ser acionados os serviços de emergência da Brigada Militar (190) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192).
Fonte: PRF